Economia

Juazeiro sediará a FENAGRI 2009

O município de Juazeiro, na região Norte do Estado, este ano não vai promover o seu tradicional São João, mas já se prepara para a realização da Fenagri.

A 20ª edição da Feira Nacional da Agricultura Irrigada do Vale do São Francisco – Fenagri / 2009, já está sendo organizada para os dias 15 a 18 de julho na cidade de Juazeiro, no campus III da Universidade do Estado da Bahia, UNEB.   

 

O evento é realizado anualmente, alternando-se entre as cidades irmãs do Vale do São Francisco, Juazeiro e Petrolina, e traz como tema de 2009,A sustentabilidade da hortifruticultura irrigada do Vale do São Francisco – Cenários Desafios e Perspectivas”.

Para esse ano o secretário de agricultura do município e organizador do evento, Jairton Fraga, diz que as expectativas são as melhores. A menos de cinqüenta dias da FENAGRI, todos os stands já foram vendidos, e a previsão para os negócios é da ordem de cem milhões de reais.

Estima-se, ainda, para o período, a visita de 60 mil pessoas, entre elas empresários nacionais e estrangeiros do agronegócio: “O objetivo é estimular a economia, favorecendo a vinda de empresários estrangeiros que nesse período do ano estão de férias na Europa e encontram em Juazeiro uma temperatura mais amena”, comenta Fraga.

Embora a Feira seja historicamente voltada para o agronegócio, o Ministério do Desenvolvimento Agrário reservou alguns stands para a exposição de pequenos produtores de todo o Brasil. A agricultura orgânica e familiar ainda será contemplada com alguns minicursos e treinamentos de como gerar renda de maneira alternativa.

O secretário Jairton reforçou também, que o principal objetivo da maior feira da agricultura irrigada do Brasil, é ter como foco a agroexportação, base da economia de todo o Vale do São Francisco.

No dia 16 o evento prevê, ainda, a realização da Primeira Conferência de Políticas Públicas da Agricultura Irrigada e contará com a presença do presidente Lula e de alguns de seus ministros.

Por Laura Ferreira

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

To Top