Cultura

Jequié mantém as tradições juninas

Com a preocupação de manter as tradições dos festejos de São João, a prefeitura de Jequié este ano homenageia Jackson do Pandeiro, considerado o maior ritmista da música popular brasileira.

Desde o dia 1º até o próximo dia 24 Jequié vai estar em festa. A cidade passa a respirar um clima de forró, com quase um mês de festa. Começa no dia primeiro com a Festa de Santo Antonio, com música ao vivo todos os dias no Espaço Cultural da Catedral. Em seguida teremos a Vila Junina, que será realizada de 14 a 24, na Praça Ruy Barbosa. Já de 20 a 24, teremos o grande São João da Praça da Bandeira. Nesse período vão acontecer também os forrós alternativos: Margarida, Namoral e da Budega.

Além da sua grandiosidade, esses eventos são marcados pela qualidade das atrações e organização. Por aqui se apresentam Alcymar Monteiro, Calcinha Preta, Dominguinhos, Adelmário Coelho, Cavalheiros do Forró, entre outros. Mas a festa não se resume a isso. Teremos também apresentação de quadrilhas e outras atividades voltadas para a promoção cultural.

A programação oficial do São João/2009 de Jequié foi divulgada na última sexta-feira (5). O anúncio aconteceu no auditório da Associação Comercial e Industrial de Jequié, quando o prefeito Luiz Amaral destacou a importância do envolvimento de setores da sociedade civil organizados para o sucesso da festa e pediu a colaboração de todos na construção dos futuros eventos. “Que este São João nos sirva também de exemplo para os eventos que serão realizados nos próximos quatro anos”, disse. O secretário da Cultura e Turismo, Bené Sena, disse que o São João não deve ser visto como uma festa meramente, nem como um grande negócio. Para ele, o São João é um evento cultural valioso que precisa ser realizado para manter uma das mais importantes tradições do Nordeste brasileiro. Este ano, Jequié homenageia Jackson do Pandeiro, considerado o maior ritmista da música popular brasileira.

Jun

A manutenção de uma festa grandiosa como o São João de Jequié também foi destacada pelo empresário Sérgio Almeida, do forró Namoral. “Parabenizamos o prefeito Luiz Amaral pela maneira como conduz a festa e por mantê-la, mesmo em épocas difíceis”, disse Almeida. A reunião foi aberta à participação da platéia. O presidente da Associação Jequieense de Imprensa, Ari Moura, também falou durante o encontro em nome dos colegas de profissão, já que os veículos de comunicação da cidade são importantes colaboradores da festa. O subcomandante do Batalhão da Polícia, capitão Gondim, informou que todo o efetivo da PM está nas ruas desde o dia 1º, com o inicio da Festa de Santo Antônio e que o sistema de segurança vem sendo reforçado nesse período.

Por Souzaandrade

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

To Top
%d blogueiros gostam disto: