Saúde

Casos de dengue cai 91% em Feira

O número de internamentos em Feira de Santana por causa da contaminação do vírus da dengue caiu 91%, quando se compara de 16 a 28 de maio, com o mesmo período de abril.

Ações preventivas realizadas pelo município estão relacionadas a esta redução. Em abril, os casos de internamentos chegaram a 372. No mês passado, caíram para 34. Para a chefe da Vigilância Epidemiológica, Janice Estrela, os números são resultados das ações educativas e preventivas feitas nos últimos meses. “A queda nas internações foi acentuada. Isto é muito bom, em termos de saúde pública. As pessoas entenderam que devem ter atitudes positivas com relação à doença”, disse Janice. Ela também destacou o trabalho dos agentes de endemias.

Entretanto, Janice Estrela revelou que a Secretaria de Saúde, mesmo com números positivos, vai continuar em alerta total. “O período de chuvas na região está intenso. Por isso, a possibilidade de que pontos com água acumulada aumentem”, alertou. São nestes pontos que o mosquito aedes aegypti, que transmite o vírus da dengue, depositam seus ovos. “A gente deseja que as pessoas fiquem mais atentas com relação ao problema. Onde tiver um destes recipientes, que os dê a destinação correta”, orientou.

A chefe da Vigilância Epidemiológica disse também que as pessoas devem ficar atentas dentro das suas casas, já que a maioria dos focos é encontrada no interior das residências. “Todos devem ficar atentos às vasilhas, que podem acumular água, e tratar de eliminá-las rapidamente”, comentou Janice Estrela.

Criança pode ser vacinada contra pólio a partir de hoje

 

A primeira etapa da campanha nacional de vacinação contra poliomielite acontece no próximo dia 20. Mas em Feira de Santana, a vacina vai estar à disposição nas unidades de saúde a partir desta terça-feira (9). A Secretaria de Saúde conclui a distribuição da vacina ainda hoje. A segunda etapa acontece no dia 22 de agosto.

Segundo a chefe da Vigilância Sanitária, Janice Estrela, a antecipação da vacinação em duas semanas está relacionada aos festejos juninos, que são muito intensos no município, principalmente na zona rural. “São duas semanas que farão a diferença em termos percentuais finais”, revelou. As vacinas vão estar à disposição em todas as unidades de saúde.

Em Feira de Santana residem 52.226 crianças com idade de vacinação – 10.318 menores de um ano e 41.908 entre um e quatro anos. A meta do Ministério da Saúde é imunizar cerca de 90%. “Mas, em Feira, tradicionalmente sempre são vacinadas número maior do que mostram as estatísticas”, revelou Janice Estrela.

Cerca de 500 profissionais estarão envolvidos nesta campanha. Janice orienta que os pais deverão levar a caderneta de vacinação, que serão observadas pelos técnicos e, caso alguma vacina esteja em atraso, será atualizada. Serão ofertadas a BCG (contra a tuberculose), hepatite B, tetravalente (tétano, coqueluche, difteria e influenza tipo B), tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba), e febre amarela.

 

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

To Top
%d blogueiros gostam disto: