Saúde

Surge o 1º caso do vírus A na Bahia

Um empresário baiano de 29 anos é o primeiro caso confirmado do vírus Influenza A na Bahia.

Ele teve alta nesta quinta-feira (11), do Hospital Aliança, devendo continuar cumprindo um período de quarentena doméstica. A notícia foi divulgada em entrevista coletiva na manhã desta sexta-feira (12) pelo secretário da Saúde, Jorge Solla, com base no laudo emitido pelo laboratório da Fiocruz Rio.

O empresário viajou para Miami (EUA), no último dia 30 de maio, e seguiu para San Francisco, onde ficou no aeroporto por sete horas aguardando para fazer uma conexão para a China. No dia 5 de junho, retornou da China para Salvador, fazendo uma nova conexão em Los Angeles e chegando à capital baiana no dia 7.

Segundo Jorge Solla, no dia 9 de junho o empresário apresentou os sintomas da gripe e se dirigiu ao Hospital Aliança, que avisou à Vigilância Sanitária, que recolheu amostras de secreções e enviou para a Fiocruz. “Como não apresentou os sintomas da doença até o momento da sua chegada, o vírus não foi detectado naquele momento”, observou Solla.

O secretário disse também que os passageiros do voo em que o empresário se encontrava estão sendo contatados, uma vez que o vírus começa a contaminar as pessoas por via aérea dois dias antes de o paciente apresentar os sintomas.   

Os familiares do empresário (mãe, mulher e sogra) também estão sendo monitorados. Todos devem ficar em quarentena doméstica. “Nem a confirmação deste caso, nem a classificação da Pandemia para a classe seis, divulgada quinta-feira (11) pela Organização Mundial de Saúde, mudam em nada os procedimentos de segurança adotados até agora”, informou Solla.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

To Top
%d blogueiros gostam disto: