Cultura

Arraiá do Recôncavo será animado

Festa em Santo Antônio de Jesus acontece entre os dias 20 a 24 de junho e terá atrações como Vitor e Leo, Adelmário Coelho, Magníficos e Del Feliz.

O São João na Capital do Recôncavo, Santo Antônio de Jesus, acontece este ano em uma área três vezes maior de anos anteriores: mais de 30 mil metros quadrados, conhecida como área da LBA, no coração da cidade. A expectativa é que cerca de 100 mil pessoas curtam diariamente a festa junina, que acontecerá nos dias 20, 21, 22, 23 e 24 de junho. Santoantonienses e turistas vão curtir atrações como Vitor e Léo, Magníficos, Aldemário Coelho, Del Feliz, além dos artistas da terra que tocam o autêntico forró pé de serra.

Além das atrações da Vila Forró, local onde os shows são realizados, o São João intitulado ‘Meu Nordeste Sertanejo’ contará com cidade cinematográfica, e dois forrós particulares: Forró da Mãe Di Oca, que tem como atração de ponta o cantor e artista global Daniel, e Forró do Visgo, tendo como atração principal Limão com Mel. No São João da Capital do Recôncavo os forrozeiros poderão saborear comidas e bebidas típicas e apreciar o artesanato e outras manifestações da cultura local.

Para o Superintendente de Cultura, Hernane Mercês, o São João deste ano no município “oferece aos munícipes e turistas uma área confortável, totalmente asfaltada, com palcos conjugados, camarote, iluminação de última geração, sistema de segurança através de câmeras de vídeo, para dar suporte às polícias militar, civil e corpo de bombeiros, pronta assistência com ambulâncias, além da animação por conta da vila do forró (com apresentação de pé-de-serra), barracas com bebidas e comidas típicas, apresentação de quadrilhas, pau de fitas, bumba-meu-boi e uma bonita ornamentação construída por artistas de Santo Antônio de Jesus”.

Maior a cada ano que passa, o São João de Santo Antônio de Jesus é resultado do encontro de diversos elementos da cultura popular e da alegria dos forrozeiros, que vêm dos quatro cantos do país para curtir a verdadeira tradição do Nordeste. O superintendente Hernane Mercês disse que todo o complexo para se criar a cidade do forró está sendo possível devido a determinação que possui o prefeito Euvaldo Rosa, quando em primeiro lugar desejou e veio a concretizar uma área própria para eventos públicos e tendo como desafio realizar o melhor São João da Bahia, senão do Brasil

Meu Nordeste sertanejo

Uma equipe composta por 21 artistas está produzindo a ornamentação junina do município, que tem como tema para 2009 “Meu Nordeste Sertanejo”. A ornamentação contará com bumba meu boi, nega maluca, pau de fita, burrinha, além de uma cidade cinematográfica, que abordará o Nordeste.

A artista Assunção Oliveira destaca que a escolha do tem com o objetivo mostrar o valor do Nordeste de forma positiva, diferente do que algumas pessoas enxergam. “Infelizmente, existem pessoas que só associam o Nordeste à seca, à fome, mas nosso Nordeste tem inúmeras riquezas que precisam ser exploradas, e aqui em Santo Antônio de Jesus mostraremos em nossa ornamentação as nossas riquezas”, revelou.

Como Chegar

Saindo de Salvador, pode-se fazer a travessia pela Baía de Todos os Santos através do sistema ferry-boat. São 45 minutos entre os terminais de São Joaquim, na Cidade Baixa (Salvador), e de Bom Despacho, na Ilha de Itaparica, de onde se segue 56 km pela BA-001 até a cidade de Nazaré. Daí, ainda pela BA-001, percorre-se mais 32 km até a cidade de Santo Antônio de Jesus.

Outra opção: saindo de Salvador pela BR-324, o motorista deve percorrer aproximadamente 90 km até o entroncamento com a BR-101. Por esta última deve-se seguir mais 95 km, aproximadamente, até a cidade de Santo Antônio de Jesus.

Atrações

Oficialmente, já estão confirmadas Vitor e Leo, Calypso, Adelmário Coelho, Magníficos, Del Feliz, Os Cumádi, André Macedo, Filé de Mulher, Joyce Franca, Flor do Nordeste, Talismã, Amor Q´Fica, Selo de Amor, Capitão, Jirico, Maria João, Farol de Milha, Flor de Maracujá, Zeca de Zefa, Sarapatel com Pimenta, Balaio de Gato e Jô Brasil

(Fonte: Ascom da Prefeitura de Santo Antonio de Jesus)

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

To Top
%d blogueiros gostam disto: