Educação & Cultura

Hoje é dia de Santo Antônio

Hoje é dia de Santo Antônio. Um dos mais tradicionais da Igreja Católica e considerado o santo casamenteiro, Santo Antônio é comemorado nos mais longínquos rincões do Nordeste brasileiro. Na Bahia, municípios como Ourolândia, Queimadas, Nova Fátima, Itatim e tantos outros, antecipam os seus festejos juninos. Mas, independentemente do patrocínio oficiais das prefeituras municipais, particularmente também anônimos Antônios e Antonias comemoram a data, acendendo uma fogueirinha e soltando os seus foguetinhos.    

 

Ourolândia

Com o tema: “Ourolândia, Uma Linda História de Amor”, o município de Ourolândia, no Piemonte da Chapada Diamantina, comemora mais um aniversário. As comemorações foram iniciadas desde o dia primeiro de junho, com os festejos do trezenário de Santo Antonio.

A festa é em louvor ao padroeiro do município, Santo Antônio, e marca também os vinte anos de emancipação política de Ourolândia. Este ano, o prefeito Antônio Araújo (PMDB) contratou boas atrações para animar o público. As comemorações oficiais acontecem no período de 11 a 14 de junho.

Segundo Antonio Araújo, mesmo com a crise, tem que se fazer um jeito de não deixar quebrar a tradição. “O nosso padroeiro é o primeiro a não querer ficar sem a festa dele, e deu uma forcinha para que o governo liberasse a restituição do FPM, e esse recurso veio numa boa hora”, comemorou.

Itatim

Em Itatim, hoje a cidade completa 20 anos de emancipação política, o que leva a comunidade a entrar na festa promovida pela prefeitura municipal. Haverá missa, procissão e, à noite, apresentação de bandas musicais na Praça do Comércio.

Itatim, que em tupy-guarani significa “pedra ponta aguda” em referência ao monte, principal símbolo do município (Ita= Pedra + tim= ponta aguda), foi criada em 13 de junho de 1989, através da Lei Estadual: 5015 publicada no Diário Oficial em 14/06/89. A cidade foi desmembrada do município de Santa Terezinha, e se chamava Tanquinho, em virtude de um tanque existente no município. A sede foi elevada à categoria de cidade pela mesma Lei que criou o município.

Festa – A nova gestão municipal de Itatim irá promover o Ita Forró entre os dias 21 a 24 deste mês com a produção da melhor decoração de todos os tempos, aliada a uma excelente programação musical. Na lista, além da grande atração Flávio José, consta os nomes de João Almeida, Seu Maxixe, Filé de Mulher, Forrozeiros do Norte, Banda Pegação e Os Dominantes do Forró.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo