Economia

Feira discute Região Metropolitana

Um passo importante foi dado nesta sexta-feira (19), rumo à implantação do projeto do deputado Colbert Martins para a criação da Região Metropolitana de Feira de Santana (RMFS).

No seminário de apresentação e discussão do seu projeto, Colbert reuniu o ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, o prefeito de Feira de Santana, Tarcízio Pimenta e mais nove prefeitos de municípios que farão parte da RMFS, vereadores e presidentes de Câmaras Municipais. Estiveram presentes também os deputados federais Fernando de Fabinho (DEM), João Leão (PP) e Sérgio Carneiro (PT), a deputada estadual Eliana Boaventura (PP), o secretário estadual Ildes Ferreira, além de representantes da OAB, da Associação Comercial de Feira de Santana e da Cooperfeira.

Após saudar e agradecer a todos, Colbert explicou que a criação dessa Região Metropolitana tem como objetivo promover o desenvolvimento e a integração regional sustentável, bem como o crescimento econômico com distribuição de renda. “O estado e os municípios que irão compor a Região atuarão conjuntamente nas microrregiões e nas aglomerações urbanas, visando articular e integrar as ações governamentais.”, defendeu.

O prefeito Tarcízio Pimenta afirmou que não criará nenhum obstáculo ou entrave por se tratar de um projeto importante para toda a região. Reconheceu que a proposta do deputado visa ”proporcionar o crescimento e o desenvolvimento de todos os municípios envolvidos.” Vários discursos foram feitos pelos integrantes da mesa, todos em apoio à aprovação e elogios ao projeto de Colbert, que já foi aceito pelo governador Jaques Wagner (PT).

Experiência

As experiências e os desafios vividos com a implantação de uma RM foram apresentados pelo Dr. Edmur Mesquita, Diretor Executivo da Agência Metropolitana da Baixada Santista, a primeira implantada no interior do Brasil. “As vantagens são muitas, mas temos alguns desafios. O fundamental é se trabalhar junto ao governo federal e tentar criar com ele um Sistema Nacional para discussão conjunta do processo de crescimento das Regiões Metropolitanas”, ponderou. Ele finalizou, dirigindo-se a Colbert: “o passo inicial dado por você já faz parte da história de Feira de Santana”.

Representação Nacional

O Ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, afirmou que vai se comprometer no que for necessário para dar agilidade ao processo de implantação da RMFS. “Quero me colocar à disposição como Ministro da Integração Nacional, não só para solicitar agilidade na Assembléia Legislativa do estado, bem como, lá no Ministério, ser voz no que for necessário”. Geddel destacou ainda que a iniciativa irá alavancar o desenvolvimento de Feira e de toda região envolvida.

Além do prefeito de Feira de Santana, Tarcízio Pimenta, marcaram suas presenças no evento e puderam debater e conhecer com maiores detalhes o projeto da RMFS, os prefeitos de Anguera, Ipecaetá, Amélia Rodrigues, Antonio Cardoso, Conceição da Feira, Tanquinho, Serra Preta, Santanópolis e Riachão do Jacuípe.

Por Maria José Esteves

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

To Top
%d blogueiros gostam disto: