Cultura

Irecê – filme é premiado na Holanda

O curta-metragem “Patuá” foi um dos premiados no festival de filmes em Rotterdam, na Holanda. A direção é do cineasta ireceense Sandoval Dourado.

O curta-metragem “Patuá” foi premiado no Festival Câmera Mundo na Holanda, o festival de filmes anual é organizado pela Fundação Caramundo que se dedica a exibir internacionalmente produções audiovisuais independentes e de baixo orçamento. Este ano aconteceu entre os dias 26 e 28 de junho, em Rotterdam, na Holanda.

O filme conta a história de uma tradicional família nordestina que sofre com a fome e outras dificuldades, foi dirigido pelo cineasta ireceense Sandoval Dourado e utilizou atores e equipe técnica do município de Irecê. 

Sandoval Dourado, assessor técnico da Secretaria Municipal de Cultura, esteve recentemente em Porto Seguro, no Arraial Cine Fest, representando o seu filme “Patuá”, um curta-metragem produzido na micro-região de Irecê. Mesmo antes da cerimônia de premiação, o filme já havia colhido muitos frutos. 

No dia de sua exibição foi muito elogiado, recebendo o convite de uma escritora equatoriana para que fosse exibido num evento cultural em seu país. Para completar a alegria de toda a equipe do “Patuá”, Sandoval foi informado que o filme foi selecionado pelo “Câmera Mundo – Independent Film Festival 2009” e será exibido na cidade de Rotterdam, na Holanda, em junho deste ano. Toda a equipe técnica e elenco ficaram em êxtase, visto que essa foi a primeira produção local, com pessoas da região compondo toda a equipe. 

Além disso, foi feito contato com o Governo do Estado da Bahia visando trazer incentivos na área da Cultura para Irecê. Todos apreciaram o filme e afirmaram a pretensão em contribuir para o desenvolvimento cultural na região, visto que, segundo Sofia Federico (diretora da Dimas), o município de Irecê tem hoje uma representatividade muito boa no meio cultural, liderada pelo prefeito Zé das Virgens, que está tendo uma postura inovadora comparado com o interior da Bahia. 

Para representar o “Patuá” na Holanda, Sandoval Dourado viajou para a Europa com o apoio da prefeitura de Irecê, junto com o ator Sólon Barretto que fez o papel do pescador “Tonho” no filme. A coordenadora do festival, Ana Lúcia Nishio, informou que a curadoria apreciou bastante o filme, ainda mais sendo de estréia, e que além da exibição no festival, os representantes participarão de uma mesa redonda com perguntas e respostas.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

To Top
%d blogueiros gostam disto: