Economia

Barreiras vive a sua 27ª Exposição

A 27ª ExpoBarreiras, a maior feira agropecuária do Oeste da Bahia, começa neste domingo (05) e só termina no próximo dia 12. Os preparativos foram concluídos neste sábado.

O coordenador geral da 27ª ExpoBarreiras, Oziel Oliveira, destacou a decisão da prefeita Jusmari Oliveira em reservar um maior espaço ao produtor rural, com ampliação da área disponível para as empresas ligadas ao setor. “A agricultura familiar foi colocada num lugar de destaque, próximo à entrada principal do parque, e será o cartão de visita da feira”, disse Oziel.

Ele estimou que “mais de 150 empresas envolvidas na cadeia produtiva do pequeno agricultor estarão com estandes no local”. Oziel enfatizou ainda que a reserva de espaços surpreendeu a todos. “A feira cresceu significativamente. Mais de 300 empresas voltadas para a agricultura empresarial e a pecuária estarão expondo seus produtos. Dentre elas, 40 são ligadas ao comércio local”, reforçou o coordenador.

O investimento na agricultura familiar visa melhorar a renda do produtor rural, gerando emprego e renda no campo. “Queremos que os filhos desses produtores tenham condições de se manterem na roça com qualidade de vida, educação e saúde. Agindo assim evitaremos o êxodo rural, que traz como efeito o aumento da pobreza e da violência, principalmente nos bairros da periferia de Barreiras”, relatou o coordenador.

Outra importante inovação implementada pela atual administração para a realização da 27ª ExpoBarreiras foi a parceria firmada com as entidades de classe, na qual a prefeitura montou dois shoppings Alameda, um destinado ao setor da indústria e outro para o comércio local, onde os visitantes poderão conferir o que é produzido e comercializado na região.

A ampliação das baias destinadas aos criadores de animais foi outro ponto destacado. O município investiu na melhoria e ampliação do número de argolas para os bovinos, assim como o aumento do local destinado aos criadores de equinos, ovinos e caprinos.

“Estamos investindo nos cinco eixos principais, que são a agricultura integrada, piscicultura, horticultura orgânica, ovino e caprinocultura e a bovinocultura leiteira. A feira, além de ser um excelente local para negócios, terá como base esses cinco eixos”, concluiu Oziel Oliveira.

Com informações da Prefeitura de Barreiras

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas