Política & Economia

Conquista – PSB lança Lídice e Ciro

A decisão leva em conta o histórico da parlamentar com grande dedicação à luta social e à sua atuação à frente da Prefeitura de Salvador em meio a um cerco político. Os socialistas consideraram também a postura adotada por Lídice em 2008, durante o período eleitoral, quando ela abriu mão da candidatura própria para atender a um apelo do Governador Jaques Wagner (PT) e apoiar o nome de Walter Pinheiro ao Palácio Thomé de Souza em troca do apoio petista nas eleições de 2010.

Na reunião, os socialistas também reafirmaram o apoio ao governador Jaques Wagner para as próximas eleições e, no plano nacional, entendem como fundamental a candidatura do deputado federal Ciro Gomes (CE) para a Presidência da República como meio de garantir o crescimento da legenda em todo o país.

O PSB de Vitória da Conquista resolveu, ainda, convocar reunião de Diretório Municipal, ampliada com outros municípios da região Sudoeste para o dia 14 de julho de 2009, com o objetivo de identificar nomes de possíveis interessados em compor a chapa de candidatos a deputado federal e estadual da legenda para as eleições de 2010. A reunião vai discutir também a indicação de um nome para compor a vaga de suplente de Lídice ao Senado.

Estiveram presentes na reunião, entre outras pessoas, Gildelson Felício, Boaz Rios (secretários municipais), Genivan Néri (membro da Executiva Estadual do PSB), Gilzete Moreira e Néu do Gás (vereadores do PSB de Vitória da Conquista). 

PSB traz Ciro Gomes

O deputado federal Ciro Gomes, pré-candidato à Presidência da República pelo PSB, estará em Salvador nesta segunda-feira (6), quando cumprirá uma agitada agenda política. Além de almoçar com os prefeitos do seu partido, Ciro fará uma visita de cortesia ao governador Jaques Wagner (PT) e depois fará uma palestra para empresários e filiados do seu partido na sede da Associação Comercial, no Comércio.

A vinda do presidenciável a Salvador foi a convite da Executiva Estadual do PSB. Na oportunidade, o principal compromisso de Ciro será a palestra com happy hour na Associação Comercial, quando ele falará para empresários e filiados do PSB sobre a crise econômica mundial e os seus reflexos na economia brasileira. O evento está marcado para as 16h30, conforme convite distribuído pelo partido. Depois da palestra, às 19 h, haverá um coquetel.

Segundo Celsinho Cotrim, presidente da executiva municipal, “a visita de Ciro Gomes ao governador Jaques Wagner será apenas de cortesia”. Prevista para as 15h, antes Ciro vai almoçar com os prefeitos do PSB baiano eleitos em 2008 no restaurante Coliseu, no Pelourinho. Presidenciável, o encontro de Ciro com os prefeitos e vice-prefeitos socialistas será uma oportunidade importante para a troca de idéias sobre as questões municipalistas.

Partido já articula a candidatura de Lídice

Sem perder tempo, o PSB já prepara a candidatura da deputada federal Lídice da Mata ao Senado. Durante o 2 de Julho, a Frente Verde Socialista, formada pelo PSB e PV, já colocou o seu bloco em campo, desfilando com camisas alusivas à união. Neste domingo, antes da chegada de Ciro Gomes, a cúpula socialista almoça em Salvador com os prefeitos eleitos em 2008 e os dirigentes da Região Metropolitana. O almoço terá a presença da deputada Lídice da Mata e do secretário estadual Domingos Leonelli.

Para reforçar a idéia da candidatura de Lídice ao Senado, o PSB agendou para todo o mês de julho a vinda de dirigentes nacionais do partido a Salvador. Ciro Gomes será o primeiro, mas depois virão outros dirigentes, como o governador de Pernambuco, Eduardo Campos. Nesta segunda-feira, o partido coloca chamadas no rádio e TV convocando os seus filiados para o Congresso Municipal que será realizado no próximo dia 11.

Segundo Celsinho Cotrim, o objetivo maior deste Congresso será justamente discutir a candidatura da deputada Lídice da Mata ao Senado. Indagado sobre a dificuldade que Lídice poderia encontrar para ter o seu nome incluído na chapa majoritária que deverá ser encabeçada pelo governador Jaques Wagner, Cotrim respondeu: “Lídice será candidata até o final, independente das articulações que possam acontecer”. Sutil, o dirigente socialista lembrou ainda que a candidatura de Lídice “faz parte de um acordo que nós testemunhamos”.

Por Evandro Matos

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo