Blog

Ex-reitor da Uefs morre em Lençóis

O velório acontecerá no Cemitério Jardim da Saudade, em Salvador, e a cremação está prevista para esta terça-feira (7) em horário ainda a ser confirmada pela família.

Bacharel em Direito, José Maria Nunes Marques foi fundador e reitor da Uefs em dois mandatos, no período de 1979 a 1987. Dedicou a vida à causa da educação em Feira de Santana, iniciando em 1960 como diretor da Escola de Menores. Em 1964 foi nomeado diretor do Ginásio Municipal Joselito Amorim; em 1968, diretor da Faculdade Estadual de Educação de Feira de Santana e em 1971 foi secretário de Educação e Cultura de Feira de Santana. Era membro honorário da Academia de Educação de Feira de Santana. Aposentou-se em 1988, passando a residir na cidade de Lençóis.

Conforme nota emitida pela Academia de Educação, há aproximadamente dez anos surgiram os primeiros sintomas do mal de Alzheimer, que vitimou o grande educador. Durante todo este período, viveu cercado do carinho dos familiares, especialmente da sua esposa a professora Zélia Caribé Nunes Marques.

Homenagem

Em maio de 2006, a Uefs prestou homenagem ao ex-reitor com o lançamento do DVD Memorial de José Maria Nunes Marques. Trata-se de uma amostragem biográfica e iconográfica que abrange a trajetória de vida e a gestão de Marques à frente da Instituição.

A solenidade fez parte das comemorações pela passagem dos 30 anos da Uefs. Na oportunidade, foi relançado o livro de crônicas A Magia do Silêncio, de autoria de José Maria Marques. Também foram expostos objetos pessoais do ex-reitor.

Ascom/Uefs.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo