Blog

Irecê abre Pré-Jornada do Cinema

A iniciativa, que é  gratuita e aberta ao público externo, tem início no Campus XVI, em Irecê, que sedia o evento de 6 a 9 de julho, no auditório do Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias (DCHT).

Durante os meses de julho e agosto, a pré-jornada será levada aos campi II (Alagoinhas), III (Juazeiro), IV (Jacobina), V (Santo Antônio de Jesus), VIII (Paulo Afonso), XIV (Conceição do Coité), XV (Valença) e XXIII (Seabra), em datas a serem divulgadas.

O evento é uma realização do Sistema de Bibliotecas (Sisb) da UNEB, com parceria da Vice-Reitoria e da Pró-Reitoria de Extensão (Proex). Cada campus participante divulgará sua programação posteriormente. A primeira edição aconteceu no ano passado e envolveu três campi da instituição, sediados em Conceição do Coité, Itaberaba e Santo Antonio de Jesus.

“Nosso objetivo é estimular a criação de novos espaços alternativos de cinema e vídeo dentro da universidade e nas comunidades locais, bem como ampliar o acesso às políticas de incentivo à produção audiovisual”, afirma Marcos, lembrando que a UNEB já possui em alguns campi ações nesse sentido, através de cineclubes.

Programação em Irecê

Na programação da Pré-Jornada Internacional de Cinema da Bahia no campus da UNEB em Irecê – com início nesta segunda-feira, dia 6, e atividades prolongando-se até o próximo dia 9 -, está prevista a realização do seminário Como trabalhar cinema em sala de aula, que vai capacitar professores do ensino médio da região e graduandos do curso de Pedagogia da universidade, para a utilização de obras cinematográficas como ferramenta da educação.

A iniciativa conta com a parceria do Programa de Formação de Professores da Rede Estadual de Ensino (Proesp), do governo estadual. No último dia em Irecê, a programação reserva a exibição de filmes como Cinema, urubus e aspirinas (2005), dirigido por Marcelo Gomes; Árido Movie (2006), dirigido por Lírio Ferreira; Espelho D’água (2004), dirigido por Marcus Vinícius; e A máquina (2006), dirigido por João Falcão.

Segundo Marcos Gonçalves, estão convidados alguns atores das obras a serem exibidas, a exemplo da dupla Annalú Tavares (em Espelho D’água) e Fabrício Boliveira (em A máquina).

Fonte: UNEB

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo