Economia

Barreiras- Projeto Flores na Exposição

As flores tomaram conta dos jardins da cidade e também da 27ª ExpoBarreiras. Durante a feira, na área destinada à agricultura familiar, visitantes podem conferir um grande canteiro colorido e repleto de flores.

A mostra faz parte do Projeto “Flores da Inclusão”, criado pela Prefeitura de Barreiras e viabilizado pelo Fundo Municipal de Apoio ao Desenvolvimento Econômico. Na sexta-feira, 10, também no Parque de Exposições, será  feito o lançamento oficial do projeto e do convênio entre Prefeitura e Banco do Nordeste para efetivação do Fundo Municipal.

Inicialmente 40 famílias serão as primeiras beneficiadas com o projeto, que além da Secretaria de Agronégócios também tem o apoio da Secretaria do Trabalho e Promoção Social do Município.  As famílias escolhidas possuem, em comum uma característica: estão abaixo do nível de pobreza.

A prefeitura oferece a área para o cultivo, além de benefícios como kit gás, energia e cesta básica. O plantio das mudas será na próxima semana no bairro Santa Luzia. Serão cultivadas as espécies Palma de Santa Rita, Rosas, Crisântemo, Gérbera. A primeira colheita acontecerá em 15 semanas. “O investimento é novo em Barreiras e as famílias cadastradas terão uma forma de sustento e que certamente movimentará  a economia deste setor na cidade”, declarou o coordenado do Projeto Flores da Dignidade, Carlos Alberto de Mello.

Cada produtor de flores será cooperado a Cooperativa Regional dos produtores de Flores e Plantas Ornamentais do Oeste Baiano – COOPER FLOR. A cooperativa dará toda a assistência técnica e orientações comerciais aos cooperados, além de capacitação em parceria com a o Município por meio do Fundo Municipal de Apoio ao Desenvolvimento Econômico. “Nossa pretensão é conquistar o mercado de floricultura em Brasília, considerado o maior produtor de flores do centro-oeste”, finaliza Mello. 

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

To Top
%d blogueiros gostam disto: