Educação

Feira – SME conclui o Pró-Letramento

Cerca de 300 professores da rede municipal de Feira de Santana concluíram a primeira etapa do programa de formação continuada do Pró-Letramento – Mobilização pela Qualidade da Educação.

Uma solenidade na noite desta segunda-feira (06), no Centro de Cultura Amélio Amorim, marcou a certificação dos professores e o início das atividades de 2009.

Os professores atuam nas séries iniciais do ensino fundamental em mais de 60 escolas e o Pró-Letramento trata especificamente da oferta de novas estratégias e reflexão para a melhoria da qualidade de aprendizagem na leitura/escrita e matemática. É oferecido em parceria entre o Ministério da Educação e a Prefeitura de Feira de Santana.

O secretário de Educação, José Raimundo Azevedo, ressaltou a importância de os professores investirem constantemente em suas formações. “Sabemos que a melhoria da qualidade de ensino depende exclusivamente de uma série de fatores, mas o principal deles é seguramente formação dos professores”, observou o secretário.

Os professores concluíram o curso com carga-horária de 120 horas e passaram para a segunda etapa, trocando o campo de formação. Prestigiando a solenidade, estiveram presentes a ex-secretária municipal de Educação, professora Ana Rita Neves, e a ex-diretora do Departamento de Ensino, Rita de Cássia Braz, responsáveis pela implantação do programa no ano passado.

“Continuar investindo em formação é garantir que os professores estejam conscientes do seu papel na escola, estão cada vez mais aptos para atuar na formação dos nossos alunos”, disse a ex-secretária Ana Rita. José Raimundo Azevedo e Ana Rita homenagearam o professor José Maria Nunes Marques, ex-reitor da UEFS, que faleceu no último domingo. “Foi um homem que dedicou sua vida inteira à educação”, lembrou Ana Rita.

A professora Juliana Pinho, da Universidade Federal da Paraíba, falou sobre a importância da formação continuada. Ela convidou os profissionais à reflexão sobre o processo de ensino e aprendizagem e o seu desempenho num mundo pautado por uma série de mudanças que implicam também na educação. Juliana Pinho disse que os professores devem reaprender a motivar-se para, daí, motivar seus alunos.

Prefeito lamenta morte de ex-reitor

 

O prefeito Tarcízio Pimenta lamentou a morte do ex-reitor da Uefs José Maria Nunes Marques. “Em nome de todo o Governo Municipal, quero apresentar os nossos sentimentos à família e ressaltar que o ex-reitor teve um significado muito importante na educação da Bahia”, frisou.

O professor de Ciência Política e escritor foi um dos fundadores da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs). “Professor José Maria teve um papel fundamental no desenvolvimento da Uefs e da educação como um todo. Sem dúvida, era uma referência no setor”, acrescentou Pimenta.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

To Top
%d blogueiros gostam disto: