Meio Ambiente

El Paso quer explorar bacia de Camamu

A idéia é que o projeto da companhia energética americana traga desenvolvimento econômico e social para a região de Camamu, no Sul da Bahia.

Representantes da companhia energética americana El Paso apresentaram nesta terça-feira (07) ao secretário do Planejamento, Walter Pinheiro, o projeto para a exploração de petróleo na bacia de Camamu-Almada, no Sul da Bahia. Na visita, que teve como objetivo a busca de apoio do Governo do Estado a iniciativa, foram apresentados ainda alguns projetos sociais iniciados pela empresa na região.

Apesar de considerar o projeto importante para o Estado, Pinheiro foi claro quanto às obrigações frente aos impactos ambientais e ao retorno por parte da empresa no que diz respeito ao desenvolvimento econômico e social da região. “Nós desejamos a instalação de empresas na Bahia que possam ajudar no desenvolvimento do estado, obviamente respeitando o processo ambiental, mas precisamos tentar estabelecer com empresas desse porte, formas de utilizarmos o resultado da produção de modo a contribuir para o desenvolvimento de diversas regiões do estado e não uma região concentrada”, explica.

O presidente da El Paso, André Freitas, que revelou o interesse em apoiar o desenvolvimento econômico e social da região, detalhou o projeto Pinaúna, um dos blocos arrematados pela empresa junto a Agência Nacional de Petróleo (ANP). Segundo ele, já foram investidos recursos da ordem US$ 650 milhões, sendo parte destinada a estudos ambientais.

Exploração

 

A exploração será  iniciada em aproximadamente 15 meses após a autorização do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e deverá ser instalada uma plataforma móvel a 12,5 quilômetros da costa. No total serão seis postos de produção, cinco de óleo e um de gás natural. A El Paso estima que a exploração poderá  durar 20 anos, com uma produção média de 15 mil barris/dia, e R$ 600 milhões em royalties.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

To Top
%d blogueiros gostam disto: