Política

Prefeitos baianos na Marcha a Brasília

Uma caravana de prefeitos baianos irá participar da XII Marcha a Brasília, que será realizada entre os próximos dias 14 a 16 de julho na capital federal.

Segundo o presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), Roberto Maia, já tem cerca de dois mil gestores municipais confirmados em todo o Brasil e, entre estes, aproximadamente duzentos da Bahia. Maia disse que UPB continua se mobilizando porque entende que algumas conquistas faltam se concretizar para aliviar a situação dos municípios baianos.

A XII Marcha a Brasília, que este ano completa 12 edições, está sendo coordenada pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), que é presidida por Paulo Ziulkoski. A Marcha acontecerá no Alvorada Hotel, na capital federal. Segundo Roberto Maia, além da crise econômica que afetou as transferências repassadas aos municípios, o Pacto Federativo e a regulamentação da Emenda Constitucional Nº. 29 também serão assuntos abordados nesta edição do maior evento municipalista do Brasil. “As nossas mobilizações no primeiro semestre trouxeram muitos resultados. Agora, o principal problema de todos os municípios é com a Saúde”, focou o presidente da UPB.

Maia, que também é prefeito do município de Bom Jesus da Lapa, destacou ainda as conquistas já obtidas com as “Marchas” já realizadas, como o aumento de 1% no Fundo de Participação dos Municípios (FPM); a participação dos municípios na distribuição dos recursos da CIDE; a transferência direta do salário-educação; a contrapartida federal para o financiamento do Transporte Escolar; a instituição da contribuição para custeio da iluminação pública, dentre outras.

Além dos gestores municipais, o evento contará ainda com a participação de senadores, deputados, governadores, ministros e do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que terá a sua participação no dia 15. “A Marcha é  uma oportunidade única para expormos as principais necessidades dos municípios. A presença dos prefeitos e demais gestores é essencial para dar voz ao encontro”, disse Paulo Ziulkoski, da CNM.

Recentemente, a UPB reuniu a sua diretoria para discutir as necessidades das administrações municipais e a participação dos prefeitos na XII Marcha a Brasília. A divulgação já acontece através de folders, banners, links e matérias na imprensa. Até ontem, era grande a movimentação dos prefeitos baianos na sede da UPB para confirmar a participação no encontro. Para o presidente da entidade, Roberto Maia, “os objetivos da Marcha só serão alcançados se os gestores estiverem presentes no evento, debatendo e expondo todos os temas abordados este ano”.

A UPB está mobilizando os gestores corpo a corpo para que o maior número possível de representantes da Bahia participe do evento. “Através da mobilização, da união e da força de todas as entidades municipalistas que o Município, com certeza, terá voz e condição de dialogar. Encaminhar suas demandas e serem atendidos como já tem acontecido nas outras mobilizações.

De acordo com folder distribuído pela União dos Municipios da Bahia, a programação da XII Marcha a Brasília consta de abertura às 14h do dia 13 com uma coletiva à imprensa pelos organizadores e, entre as 15h às 20h, o credenciamento. Na terça-feira, dia 14, às 10h, acontecerá a solenidade de abertura; às 12h20, parada para almoço; às 14h, informes; às 14h30 está prevista a Plenária 1 (Pauta Municipalista).

Na quarta-feira, dia 15, às 8h30 estão previstos os Painéis Setoriais; às 12h30, almoço; às 14h, lançamento do Prêmio Sebrae; às 16h, Plenária 3 (Alternativas para o enfrentamento da crise); às 17h30, Plenária 4 (Sistematização dos Painéis Setoriais); e às 18h30, lançamento de Publicações CNM. Nesta data, também vai acontecer o IV Fórum de Vereadores – Debate de temas de interesse dos municipios brasileiros. Ainda no dia 15, às 17h, vai acontecer uma reunião dos prefeitos baianos com as bancadas da Câmara e do Senado do nosso Estado, na Sala das Comissões.

Na quinta-feira, dia 16, o evento será encerrado com a seguinte programação: 9h, informes; 9h15, Plenária 5 (Governo Federal – CAF); 11h, Prêmio CNM IRFS; 12h, Leitura da Carta da XII Marcha. Durante todo o evento a UPB estará com pessoal de apoio em Brasília e serviço de transporte para os prefeitos baianos.

Por Evandro Matos

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

To Top
%d blogueiros gostam disto: