História

Alagoinhas recebe religiosos alemães

A solenidade fez parte da comemoração dos 40 anos de parceria entre as dioceses de Alagoinhas e da cidade alemã de Passau. O bispo Wilhelm Schraml agradeceu o gesto do prefeito e disse que sentia “no olhar de cada alagoinhense o olhar de Cristo”.

A comitiva é composta pelo bispo, três padres e fiéis leigos e ficará em Alagoinhas até esta segunda-feira (13). Estiveram presentes às boas-vindas, o vice-prefeito Marco Antunes, a primeira dama Tatiana Andrade, os secretários João Rabelo (Governo), Sônia Fontes (Gerência de Projetos) e Samuelita Santana (Comunicação). 

O intercâmbio entre as duas dioceses tem como princípio a ajuda mútua, desenvolvimento de noções de recursos humanos, educação e troca de manifestações culturais. O bispo de toda a região de Alagoinhas, Paulo Romeu, afirmou que os alemães têm muito interesse pela cultura das Américas, principalmente a brasileira.

O prefeito Paulo Cezar acrescentou que “é muito importante este tipo de parceria, porque dá visibilidade a Alagoinhas perante o mundo. O trabalho missionário sempre será bem-vindo à nossa cidade”. Na sexta-feira (10), a comitiva  visita a Paróquia do Rio Real e a fábrica de suco Ceanor, que é importado diretamente para a Alemanha, sem intermediário.

Os alemães visitaram  também a Paróquia de Acajutiba, onde é desenvolvido um projeto social para portadores de necessidades especiais, coordenado pela leiga alemã Rosmarie Obermaer.

Neste sábado (11), a comitiva visitou a fábrica da Schincariol, a igreja inacabada, a Comunidade Taizé, as Cáritas Diocesanas e a Pastoral da Saúde. À noite, o grupo participou da ordenação sacerdotal de Washington Paranhos, filho de Alagoinhas.

Neste domingo (12), a visita foi a Aramari, quando houve na Igreja Matriz a celebração dos 40 anos da parceria entres as dioceses, com uma missa. Logo após, a Prefeitura de Alagoinhas ofereceu um momento cultural com apresentação do Coronline, de Salvador.

Nesta segunda-feira (13), a comitiva visita as paróquias de Conde e da Praia do Forte  e segue  para o Recife e Porto Alegre, acompanhada do bispo Paulo Romeu. A Prefeitura Municipal de Alagoinhas entregará uma placa ao bispo Dom Wilhelm Schraml, com o texto abaixo, do prefeito Paulo Cezar e o vice Marco Antunes:

“O Município de Alagoinhas sente-se honrado, em receber com alegria, o Bispo da Diocese de Passau, Dom Wilhelm Schraml e sua Comitiva. Expressamos o agradecimento de todo o povo alagoinhense, sobretudo dos pobres, que foram os mais beneficiados com a generosidade dos missionários (as) que trabalharam nesta terra. Deus recompense e abençoe a todos (as)”.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo