Educação & Cultura

Bando Anunciador volta às ruas

O Bando Anunciador da Festa de Senhora Santana voltou às ruas de Feira de Santana na manhã deste domingo (12) com muita animãção e vontade de consolidar de vez o retorno desta importante manifestação da cultura de Feira de Santana. Pelo terceiro ano consecutivo, moradores de vários bairros demonstraram a vontade popular de resgatar esta cultura de raiz, há duas décadas extinta, mas há dois anos resgatada pela Universidade Estadual de Feira de Santana.

Instituições públicas como a Universidade Estadual de Feira de Santana têm importante papel no resgate de tradições populares, mas, neste contexto, é imprescindível o envolvimento de toda a comunidade. A afirmação foi feita pelo reitor da Uefs, José Carlos Barreto de Santana, nesta sexta-feira à noite, durante o lançamento da terceira edição do Bando Anunciador da Festa de Senhora Santana, que voltou às ruas de Feira de Santana na manhã deste domingo (12).

O público lotou o teatro do Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca) para assistir ao debate que contou com a participação de representantes da sociedade de Feira de Santana, em especial pessoas que viveram os considerados tempos áureos da festa. 

No lançamento da terceira edição do projeto, além do reitor da Uefs José Carlos Barreto e do vice-reitor Washington Moura, participaram das discussões três representantes da comunidade que viveram de perto o antigo Bando Anunciador: o publicitário Antônio Miranda, o empresário José Olímpio e o jornalista Rui Caribé.

Os presentes tiveram voz no debate com perguntas e relatos sobre a antiga festa e a importância do resgate das tradições populares. No final houve a escolha da Rainha do Bando Anunciador, numa animada brincadeira que elegeu a foliã Maria Betânia. A segunda colocada foi Rita Suzart e a terceira a cantora Dilma Ferreira.

Durante o evento foi lançado o DVD do documentário A Volta do Bando Anunciador, do jornalista Marcondes Araújo. A diretora do Cuca, Selma Oliveira, revelou que a Universidade não poupou esforços para possibilitar a distribuição gratuita da mídia para todos os presentes. O trabalho aborda a primeira edição do Bando Anunciador, resgatado pela Uefs em 2007, com imagens do desfile e entrevistas.

No foyer do Teatro do Cuca, paralelo à mesa redonda, foi aberta a exposição O Bando Anunciador: Registro Iconográfico 2008, com fotografias de George Lima, Beto Souza, Juraci Dórea e Tomaz Coelho.

Fonte: UEFS

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo