Cultura

R$ 5 milhões para São Félix e Cachoeira

o Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac) finaliza licitação para recuperar a orla de São Félix e bens móveis em Igreja de Cachoeira.

Até o próximo mês de agosto, o Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac), autarquia da Secretaria Estadual de Cultura (Secult), finaliza o processo licitatório para contratar as obras de recuperação da orla de São Félix, às margens do Rio Paraguaçu, área beira-rio da cidade, conhecida pelo nome Avenida Salvador Pinto. Os recursos são do convênio Ipac/Monumenta.

No total de R$ 5 milhões, essa licitação incluirá, ainda, a recuperação dos bens móveis integrados da Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário e casa da Rua Ana Nery nº 25, edificações localizadas em Cachoeira, integrando a área de tombamento federal pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), do Ministério da Cultura (Minc), como ‘Patrimônio Nacional’.

De acordo com o diretor geral do Ipac, Frederico Mendonça, o projeto da orla de São Félix pretende devolver à cidade a qualificação urbanística da área, possibilitando diálogo e dinâmica dessa via pública. “Esse logradouro integra a malha urbana que permitiu a evolução dessas duas cidades, através da construção da Ponte D. Pedro 2º – tombada como Patrimônio da Bahia pelo Ipac -, a implantação da linha férrea e o posterior desenvolvimento pelas encostas das montanhas que formam o Vale do Rio Paraguaçu”, explica Mendonça.

A intervenção do Ipac atuará no uso, organização espacial e preservação paisagística, bem como, indiretamente, no desenvolvimento econômico, social e cultural da cidade. “Estão inclusos serviços de demolições, proteção de elementos arquitetônicos e construtivos, pavimentação de rua, calçamento dos passeios, recuperação da balaustrada, drenagem, criação de quiosques, equipamentos urbanos, iluminação pública e limpeza em geral”, relata o diretor do Ipac.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

To Top
%d blogueiros gostam disto: