Polícia

Itapetinga cobra viaturas à SSP-BA

Os vereadores estão preocupados com o aumento da violência na região, e acreditam que o município deve estar mais preparado para combatê-la.

Reunidos hoje com o secretário de Segurança Pública, delegado federal César Nunes, os 11 vereadores do município de Itapetinga cobraram o deslocamento de viaturas para as Polícias Civil e Militar do município. De acordo com a vereadora Naara Lima Duarte (DEM), para a cidade com cerca de 80 mil habitantes, as polícias contam com apenas duas motocicletas para fazerem a ronda em toda a cidade. “Quando existe algum evento, a prefeitura é obrigada a alugar carros e ceder para a Segurança Pública. Isso é um absurdo”, denunciou a vereadora.

A situação, segundo Naara Duarte, é caótica há meses. “Nos festejos de São João, para garantirmos a segurança da festa, novamente a municipalidade precisou alugar carros. Agora, estamos realizando um grande evento evangélico e novamente a prefeitura vai ter que alugar carros para emprestar às Polícias Civil e Militar. Pode uma cidade como Itapetinga que tem uma fábrica como a Azaléia gerando 10 mil empregos, viver sem viaturas para sua polícia garantir segurança pública aos seus munícipes?”, questionou.

A vereadora citou o crescimento da violência na cidade como uma das justificativas para a necessidade do município receber novas viaturas: “Temos o bairro da Favelinha, onde a violência é crescente. Um exemplo disso é que as crianças da escola local não podem mais nem freqüentar o recreio, pois as professoras temem que sejam atingidas por balas perdidas”, enfatizou Naara Duarte.

Licitação – O secretário César Nunes afirmou aos vereadores que a Secretaria de Segurança Pública não dispõe de viaturas para enviar ao município e que a cidade terá que aguardar um novo processo de licitação para receber os veículos. “Quanto tempo os Itapetinguenses terão que esperar pela conclusão deste processo? Uma licitação desse porte leva, pelo menos um ano para ser concluído. Até lá, quantas pessoas vão ser vítimas da violência?”, criticou a vereadora.

Naara Duarte disse que entidades da sociedade civil organizada estão se cotizando para comprar viaturas e entregá-las às Polícias Civil e Militar do município. “O secretário disse que se isso for feito, a SSP dará a padronização dos carros, numa atitude de completo desrespeito à sociedade. É dever do Estado dar segurança aos cidadãos. É dever do Estado manter as delegacias com homens e viaturas em número suficientes para dar segurança aos baianos”, bradou a vereadora.

Cinismo – O líder da bancada de Oposição na Assembléia Legislativa, deputado Heraldo Rocha (DEM), considerou como cínica a proposta do secretário César Nunes de simplesmente “mandar padronizar” as viaturas que por ventura venham a ser adquiridas pela sociedade. “É um completo desrespeito aos baianos. Esse é um dever do Estado. O secretário não pode simplesmente dizer que não tem solução a dar diante dos reclamos da sociedade. Ele é um funcionário da sociedade e como secretário da Segurança Pública tem o dever de dar garantias à população que sofre com o aumento da violência”, afirmou Rocha.

O deputado disse que fará novas gestões junto ao Governo Jaques Wagner a fim de encontrar uma solução para o problema de Itapetinga. “Lamentavelmente, o governo da Bahia não acena para a sociedade com melhorias na prestação dos serviços públicos. Faliram o Estado quando prometeram que iriam fazer as coisas de um modo diferente e melhor. A educação é cada vez pior, a saúde está um caos, a segurança simplesmente não existe e eles não tem solução a dar. Enquanto isso, a população, sobretudo a mais carente é que sofre com todo esse descalabro”, protestou Rocha.

Também participaram da reunião com o secretário de Segurança Pública os vereadores Benilson Leite, Dedá Moraes, João de Deus, Marcos Gabrieli, Romildo Teixeira, Zenaide Novaes, Alfredo Cabral, Nilton, Gilson de Jesus, e Valdez Chagas.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

To Top
%d blogueiros gostam disto: