Economia

ExpoBonfim prevê R$1 mi em negócios

Começa nesta sexta-feira (17) a 24ª Exposição Agropecuária de Senhor do Bonfim, a ExpoBonfim. O evento promete movimentar o Parque de Exposições da cidade, local onde será realizada a mostra.

A feira de negócios, que conta com animais selecionados, reúne anualmente produtores, empresários rurais e diversos setores da sociedade. Este ano, ela terá a presença do secretário estadual de Agricultura, Roberto de Oliveira Muniz, do deputado federal Edson Duarte, do Prefeito Municipal, doutor Paulo Machado, e do presidente do Sindicato do Produtor Rural, Salvador Ribeiro Longuinho.

Segundo o Secretário Municipal de Agricultura, Raimundo Freitas, “a estimativa dos organizadores é que a 24ª ExpoBonfim faça transações superiores a R$ 900 mil e receba, aproximadamente, 11 mil visitantes”.

Durante o evento vai acontecer a II Exposição Ranqueda de Caprinos e Ovinos, espaço onde serão mostrados os animais selecionados pela qualidade genética. Estes animais valorizam os rebanhos, os criadores e alavancam negócios. Além dos leilões bastante aguardados, serão realizadas apresentações de animais, coquetel para criadores e representantes de entidades, shows musicais, solenidade de premiação de animais e de criadores, mostra de artesanatos e exposição de produtos gerados pela agricultura familiar.

Há muita expectativa entre ruralistas e organizadores quanto as novidades em relação à qualidade dos animais. Estarão presentes caprinos das raças Boer, Anglonubiano, Toggenburg, Saanen, Pardo Alpina e mestiças; ovinos das raças Dorpper e Santa Inês; e bovinos das raças Nelore, Holandesa, Pardo Suíço, Girolando e outras.

O município de Senhor do Bonfim, que já foi escolhido pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia para sediar o Arranjo Produtivo Local da ovinocaprinocultura baiana, tem no distrito Quicé a maior bacia leiteira regional. Apenas a produção desse distrito atinge 15 mil litros de leite/dia, grande parte destinados ao beneficiamento e consumo em Feira de Santana e Juazeiro.

Para atender à ExpoBonfim 2009, o Parque de Exposições foi dividido em 35 espaços, distribuídos para as estruturas, instalações, insumos, equipamentos e serviços. Os currais podem receber até 1.850 animais; os pavilhões podem instalar até 1.282 bovinos, caprinos, ovinos e eqüídeos; os reservatórios de água armazenam 130m³; não faltam bebedouros e área para banho dos animais; e uma área superior a 1.500m² está dedicada a cozinha industrial, refeitório, auditório, alojamentos e banheiros para tratadores e para o público em geral. 

A área de espetáculos, com cerca 10.000m², terá show musical na sexta-feira, a Banda Stilo, no sábado, e apresentação de Tinho do Acordeon, no domingo, às 14h.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

To Top
%d blogueiros gostam disto: