Educação

Irecê sedia Conferência sobre Educação

A Secretaria de Educação de Irecê, articulada com diversos seguimentos da área educacional e entidades de representação social do território de Irecê, estará promovendo a Conferência Intermunicipal de Educação no próximo dia 20.

A conferência contará com a participação de diversos municípios do território de Irecê e terá como tema central a “Construção do Sistema Nacional Articulado de Educação”. Desta conferência serão escolhidos os delegados que representarão o território de Irecê na Conferência Estadual, que por sua vez escolherá os representantes do Estado para a Conferência Nacional de Educação no ano que vem.

As atividades preparatórias para a Conferência Intermunicipal de Educação já foram iniciadas. No dia 10 de julho a Secretaria de Educação de Irecê promoveu no Auditório do Colégio Luis Eduardo Magalhães uma grande Aula Pública com a presença de estudantes, professores, dirigentes escolares, entidades sociais entre outros, para a apresentação dos eixos temáticos que nortearão os debates na conferência assim como os objetivos e a importância da participação da comunidade no evento.

A Conferência Intermunicipal de Educação acontecerá no dia 20 de julho, com a presença confirmada de nove municípios do Território de Irecê. “A construção do Sistema Nacional de Educação é responsabilidade de todos nós e momentos como este, numa gestão democrática, não podemos deixar de participar, debater, sugerir para construir”, declarou Rubia Margareth, Secretária de Educação de Irecê.

CONAE 2010 – A Conferência Nacional de Educação – CONAE é um espaço democrático aberto pelo Poder Público para que todos possam participar do desenvolvimento da Educação Nacional. Está sendo organizada para tematizar a educação escolar, da Educação Infantil à Pós Graduação, e realizada, em diferentes territórios e espaços institucionais, nas escolas, municípios, Distrito Federal, estados e país.

Estudantes, Pais, Profissionais da Educação, Gestores, Agentes Públicos e sociedade civil organizada de modo geral, terão em suas mãos, a partir de janeiro de 2009, a oportunidade de conferir os rumos da educação brasileira.

Tema da CONAE, definido por sua Comissão Organizadora Nacional, será: Construindo um Sistema Nacional Articulado de Educação: Plano Nacional de Educação, suas Diretrizes e Estratégias de Ação.

A CONAE acontecerá em Brasília, de 28 de março a 1º de abril de 2010, será precedida de Conferências Municipais, previstas para o primeiro semestre de 2009 e de Conferências Estaduais e do Distrito Federal programadas para o segundo semestre do mesmo ano. A Portaria Ministerial nº 10/2008 constituiu comissão de 35 membros, a quem atribuiu as tarefas de coordenar, promover e monitorar o desenvolvimento da CONAE em todas as etapas. Na mesma portaria foi designado o Secretário Executivo Adjunto Francisco das Chagas para coordenar a Comissão Organizadora Nacional. 

A Comissão Organizadora Nacional é integrada por representantes das secretarias do Ministério da Educação, da Câmara e do Senado, do Conselho Nacional de Educação, das entidades dos dirigentes estaduais, municipais e federais da educação e de todas as entidades que atuam direta ou indiretamente na área da educação.

Por: André Luiz

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

To Top
%d blogueiros gostam disto: