História

Mestre Vitalino é homenageado em Exposição de Itaparica

A mostra será acompanhada com cerâmicas de artistas do Recôncavo, inspirada na obra do mestre Vitalino. O público poderá conferir a exposição no período de 1º a 31 de julho, no horário das 8h às 17h.

Vitalino Pereira dos Santos (1909-1963) nasceu em Caruaru, filho de um lavrador e de uma artesã de panelas de barro. É considerado um dos maiores artistas populares do Nordeste e seu estilo é copiado por muitos artesãos. Aprendeu o ofício com a mãe e, a partir dos seis anos, executou, com as sobras das panelas, pequenos animais para vender na feira. Em 1930, começou a modelar grupos humanos e, a partir de 1935, grandes conjuntos que o tornaram conhecido.

Oferecendo seu trabalho na feira de Caruaru, contribui para fazer da cidade o grande centro ceramista do Nordeste. Em 1947, esse trabalho chamou a atenção do pintor Augusto Rodrigues, que organizou no Rio de Janeiro a 1ª Exposição de Cerâmica Pernambucana, que deu fama nacional ao Mestre Vitalino.

Sua obra compreende mais de 100 peças de diversos tamanhos, feitas de massapé extraído do rio Ipojuca, que se encontram nos principais museus do país e também no Museu do Louvre, em Paris, na França. Entre as obras, destacam-se Casa de Farinha, Zabumba, Lampião e Vaquejada.

Os filhos do Mestre Vitalino, Severino e Amaro, continuam a sua obra, recriando no barro os personagens do mundo nordestino.

Serviço

O quê: Exposição bibliográfica em homenagem a Vitalino Pereira dos Santos.

Onde: Biblioteca Juracy Magalhães Jr. (Rua Rui Barbosa, s/n, Itaparica).

Quando: De 1º a 31 de julho, das 8h às 17h

Informações: (71) 3631-1636.

Entrada franca

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo