Educação

Uesb inaugura Centro em Itapetinga

A Uesb (Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia) inaugura hoje em Itapetinga o Centro de Estudos Bioclimáticos (Cebio) e se torna a única Instituição do norte-nordeste do país a possuir dois sistemas de acondicionamento térmico de grande porte.

O campus de Itapetinga inaugura nesta segunda-feira (20) às 17 horas, o Centro de Estudos Bioclimáticos (Cebio), um local para pesquisas em atividades interdisciplinares sobre a minimização dos efeitos do clima na produção animal.

O Centro conta com um sistema de monitoramento visual por câmeras de vídeo de alta definição e equipamentos capazes de controlar a umidade e simular condições de temperatura. As atividades, coordenadas pela professora do Departamento de Estudos Básicos e Instrumentais (Debi) Sônia Martins Teodoro, elevam a Uesb à categoria de única Instituição do eixo norte e nordeste a possuir dois sistemas de acondicionamento térmico de grande porte, para experimentos animais.

No Brasil, algumas universidades possuem sistemas similares, porém, com menores dimensões. Exemplos: as Universidades Federais de Mato Grosso (UFMT) e Viçosa (UFV) e a Universidade de Campinas (Unicamp). Outras instituições como a Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade Estadual Paulista (Unesp) possuem sistemas de climatização, mas não controlam a umidade relativa do ar no ambiente experimental.

O Cebio foi construído com recursos captados por pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Zootecnia da Uesb, através do Prêmio Finep-2002 de Inovação Tecnológica. A mesma equipe de pesquisadores, no Edital Finep-2003, captou recursos para a climatização de uma das câmaras, que tem capacidade de alojar seis bovinos adultos ou dez animais com até 100 kg . O Centro de Estudos foi equipado com recursos provenientes de vários editais de infra-estrutura e com equipamentos pessoais do grupo de pesquisa. A finalização de sua estrutura física é uma realização da administração da Universidade.

Hoje, o centro de pesquisas possui escritório, laboratório, depósito, sala de amostras, salas de aula com 50m2 e duas salas com 50m2 para experimentos em ambiente climatizado, além de uma área externa para recebimento de animais. Em breve, outra unidade iniciará sua instalação, possibilitando mais pesquisas do gênero.

Assessoria de Comunicação da Uesb

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

To Top
%d blogueiros gostam disto: