Saúde

Itaberaba realiza “Mutirão da Saúde”

A Praça dos Coqueiros, em Itaberaba, ficou repleta de pessoas com a realização do Mutirão da Saúde. A iniciativa foi da Secretaria de Saúde do Município num esforço para recuperar o IGD, índice relacionado ao programa Bolsa Família.

Até agora, Itaberaba perdeu recursos na ordem de R$ 16 mil por mês, pois estava abaixo do que estabelece o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (MDS).

Para o Mutirão, foram mobilizados funcionários para atender a população, nomeadamente da zona rural. “O acompanhamento das condicionalidades é bimestral e tem que ser feito de forma rígida e comprometida, o que não estava acontecendo. Fazer este acompanhamento é muito importante para o município, que não perde o repasse do IGD e para quem recebe o Bolsa Família” detalha Maria Novaes, secretária de Saúde.

O esforço deu resultado, e a população comemorou com a equipe da Saúde, que atingiu 80,3% da condicionalidade Saúde. Esse resultado regulariza a situação do IGD, quesito Saúde. Com isso a administração municipal espera recuperar os repasses perdidos nos últimos cinco meses.

Secretária leva problemas a Walmir Assunção

Maíra Mascarenhas, secretária de Ação Social do município de Itaberaba, foi recebida por Walmir Assunção, titular da Secretaria Estadual de Combate à Pobreza e Desenvolvimento Social (Sedes) na semana passada, em Salvador.

A pauta do encontro foi marcada pela apresentação dos problemas do Programa Bolsa Família (PBF), sendo tema de discussão a perda do IGD, desde o mês de dezembro de 2008.  A Prefeitura perdeu o repasse da verba por parte do MDS, que é R$16.840,00 por mês. Por irresponsabilidade do ex-gestor, o município deixou de receber esta verba, que seria utilizada, entre outras ações, na capacitação para trabalho e renda dos beneficiários do PBF.

A secretária e sua equipe discutiram ainda a responsabilidade na gestão do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) no município de Itaberaba e a implantação de novos serviços e benefícios com a perspectiva de inclusão social.

Limpeza pública

 

Uma carreata marcou o lançamento da campanha “Jogue Limpo Com Sua Cidade”, no município de Itaberaba. A Secretaria de Infra-estrutura e Desenvolvimento Urbano mobilizou mais de 200 homens, além de caçambas, compactadores, enchedeiras, caminhões e patrol, deslocados para ações de capinação, roçagem, pintura de meio fio, poda de árvores, patrolamento de ruas e outras.

Com a campanha de limpeza pública da “Gestão Construindo Um Novo Tempo”, a equipe de governo espera realizar também uma limpeza moral diante de tantas irregularidades deixadas pelo ex-gestor.

Medicamentos vencidos

Antibióticos, medicamentos controlados para cardíacos, diabéticos e para gastrite, antiasmáticos, sonda e seringas foram encontrados com data e validade vencida, pela nova equipe de governo, no município de Itaberaba. Os medicamentos foram colocados expostos à população, que ficou indignada com a quantidade de remédios que serão incinerados.

A responsabilidade, como vem sendo alegada, não é da Vigilância Sanitária, mas dos ex-gestores e suas equipes de saúde, que deveriam estar atentos às datas de validade. A atual equipe da Farmácia Básica também encontrou uma série de irregularidades na unidade. “O ocorrido é fruto de uma administração mal planejada e descompromissada com a população” disse o prefeito João Filho.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

To Top
%d blogueiros gostam disto: