Educação

São Domingos terá Centro Profissional

O semiárido baiano receberá o seu primeiro centro de educação profissional especializado nas questões sociais, econômicas e ambientais dessa região, que ocupa 2/3 da área do estado.

O governador Jaques Wagner e o secretário da Educação, Adeum Sauer, irão inaugurar nesta sexta-feira (24), às 9h, o Centro Estadual de Educação Profissional do Semiárido, no município de São Domingos.

Dotado de seis salas de aula, sala de informática com 25 computadores, salas de leitura e vídeo e laboratório de ciências, a unidade escolar, inicialmente planejada para ensino médio, teve um investimento de R$ 1,1 milhão, sendo 70% dos recursos oriundos do Bird e 30% do Governo do Estado.

A reivindicação dos movimentos sociais, expressa no PPA participativo, levou o governo a transformar a unidade escolar no Centro Estadual de Educação Profissional do Semiárido (CEEP-Semiárido). Isto garante que, além da estrutura que será entregue à população, a unidade escolar receberá outros equipamentos, com a previsão da construção de mais três módulos e implantação de diversos laboratórios. Entre eles, de enfermagem, panificação e confeitaria e cozinha e serviço culinário.

As obras demandarão novos investimentos na ordem de mais de R$ 1,2 milhão, que serão financiadas pelo programa do governo federal Brasil Profissionalizado, além do custeio, manutenção e contratação de professores de educação profissional, com recursos do tesouro estadual.

Com uma população de 7.237, o município de São Domingos ocupa a 201ª posição no ranking estadual do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). A expectativa da Secretaria da Educação é que o centro venha servir como alavanca de desenvolvimento na região. Os cursos oferecidos serão focados nos eixos tecnológicos de educação à distância (EaD), ambiente, segurança e saúde, produção alimentícia e recursos naturais.

A ação integra a política do Plano de Educação Profissional da Bahia, coordenado pela Superintendência de Educação Profissional, que prevê uma rede composta por oito centros estaduais, 32 centros regionais e 100 centros locais. O plano tem como meta ofertar 70 mil vagas de educação profissional nas diversas modalidades até 2011.

Fonte: Agecom

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

To Top
%d blogueiros gostam disto: