Cultura

Alagoinhas – Secel valoriza espetáculo cênico

A Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) apóia a Companhia de Teatro Nata na sua temporada em Alagoinhas, que apresenta o espetáculo Shirê – A festa do rei Obá.

As sessões estão acontecendo às sextas-feiras e aos sábados, às 20 horas, no Centro de Cultura de Alagoinhas. A temporada teve início no dia 17 e vai até 8 de agosto. O secretário Luís Ornelas disse que Alagoinhas é carente de espetáculos teatrais e que a nova gestão municipal vem articulando a vinda de companhias de Salvador e de outras cidades brasileiras.

O espetáculo homenageia as divindades africanas e todas as comunidades que mantiveram viva essa herança, como as de Alagoinhas, segundo o site teatrodeafromaerica.com. Ainda segundo o site Shirê – A festa do rei Obá, “é uma celebração, uma homenagem às divindades africanas que compõem a cosmogonia yorubana”.

Inspirados pelos Orikis (poesia em exaltação aos orixás) a Cia de Teatro Nata comemora seu décimo aniversário realizando a montagem de um espetáculo-festa, com uma dramaturgia lírica criada a partir dos Orikis. Baseados na pesquisa cênica de “Ativação do movimento ancestral”, o espetáculo foi construído através do teatro físico-ritual.

Composto por cinco atores e cinco músicos, o espetáculo segue a sequencia das músicas cantadas e tocadas aos Orixás nos rituais públicos do Candomblé, celebrando junto com o espectador a grandeza e feitos dessas divindades.

To Top
%d blogueiros gostam disto: