Polícia

Detran festeja Dia dos motoristas

Cerca de 150 pessoas, entre motoristas, motociclistas, representantes de órgãos públicos e privados participaram nesta segunda-feira (27) do Seminário em Comemoração ao Dia do Motorista e do Motociclista, promovido pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran).

O evento, que faz parte do calendário em alusão ao Dia do Motorista (25) e Dia do Motociclista (27) teve como tema principal o comportamento emocional dos condutores no trânsito.

O Coral do Detran abriu o encontro e animou quem estava presente. Logo em seguida, a coordenadora de segurança e educação para o trânsito, Ana Cristina Regueira deu início ao evento advertindo os presentes sobre a importância de se fazer uma reflexão sobre o respeito, a solidariedade e a tolerância no trânsito.

“Um encontro como este tem como objetivo principal alertar a todos que o seu veículo deve ser usado como um meio de transporte benéfico e não como uma arma”, disse.

“Quando duas não querem, quatro não brigam” foi o tema principal do seminário, palestra proferida pelo educador de trânsito Rodrigo Ramalho. Durante a apresentação, Ramalho destacou que 81% dos acidentes de trânsito são causados por falhas humanas, enquanto apenas 11% por falhas nas vias.

“Isso significa que o comportamento emocional está diretamente ligado aos frequentes casos de reações desastrosas no trânsito”, contou. Para os motociclistas, em especial, ele deu algumas dicas. “É preciso que vocês planejem possíveis quedas e que tomem bastante cuidado nos cruzamentos”.

Para Ramalho, o condutor, além de ser preparado tecnicamente para lidar com os problemas do trânsito, é preciso que os mesmos tenham controle emocional. “A raiva é o que provoca os conflitos violentos, sendo a principal responsável pelo elevado índice de mortes no trânsito”, finalizou.

To Top
%d blogueiros gostam disto: