Educação

Feira – Cidade Digital gera expectativa

Acesso ao conhecimento através da inclusão digital e geração de renda com convênios de suporte com as lan houses. Estes são dois dos principais aspectos que já estão gerando expectativa com a implantação do programa Cidade Digital.

Promovido pelo governo municipal de Feira de Santana visando o acesso gratuito à internet em qualquer canto da cidade, ainda em fase experimental, o programa se consolida nos próximos dias, quando o domínio de registro na internet deverá ser liberado pela Fundação de Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). Na internet, o domínio solicitado, para confirmação em 48hs, prazo que se expira nesta sexta-feira (24), é www.feiradesantanacidadedigital.com.br e www.feiracd.com.br

Enquanto isso, a Prefeitura continua expandindo a rede pela cidade, com o sinal já chegando aos bairros Feira X, Mochila, Rua Nova, Jomafa, conjunto Luiz Eduardo Magalhães e a Praça de Alimentação Gilson Pereira, na avenida Getúlio Vargas.

Para os usuários da internet, principalmente quem não dispõe do serviço em casa em função dos altos custos para acesso, a oferta do sinal gratuito pela Prefeitura vem modificar definitivamente o perfil da clientela. “A iniciativa do governo vem socializar a informação, dando às pessoas de menor poder aquisitivo o acesso ao conhecimento através da internet”, ressalta a estudante de economia Egla Ray, residente à rua A, número 01, conjunto Feira X.

Programa gera expectativa

O programa Cidade Digital gera expectativas até mesmo para quem vive de lan house. Viviane da Costa Soares, funcionária da Via Direta Internet, aposta em maior aquecimento do setor a partir da liberação oficial da internet da Prefeitura. Isto porque a empresa onde trabalha poderá optar por prestar o serviço gratuito à comunidade, através de convênio com o Município.

A contratação de lan houses espalhadas pela cidade ainda está em fase de definição pela Procuradoria Geral do Município visando buscar uma forma de contrato entre a administração municipal e estas empresas de forma a beneficiar um maior número possível de populares.

Já o acesso à internet nas comunidades onde o sinal está entrando em funcionamento é simples. Basta a pessoa que desejar o serviço comprar uma antena para internet em uma loja de eletrônicos, instalar o equipamento e direcioná-lo para a antena distribuidora da Prefeitura em seu respectivo bairro. Automaticamente aparecerá a página de domínio da Prefeitura. Até o momento o acesso é direto, mas a partir do registro do domínio as pessoas terão que se cadastrar pela própria internet. Tudo de forma gratuita.

To Top
%d blogueiros gostam disto: