Economia

Sertão- Agricultores recebem caprinos

O Dia do Agricultor, comemorado nesta terça-feira (28), foi de festa para 60 trabalhadores dessa categoria, residentes em Glória e Paulo Afonso, pois receberam 310 animais da espécie caprina.

A iniciativa faz parte do programa Sertão Produtivo, do Governo do Estado, que já entregou mais de 15 mil bodes e cabras para agricultores baianos. O programa, viabilizado nos municípios pela Secretaria Estadual de Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (Seagri), prevê a entrega de 38.265 animais para 128 municípios até 2010, ação que deve trazer melhorias para 7.680 famílias.

O Sertão Produtivo é um programa que conta com R$ 13 milhões a serem destinados ao desenvolvimento da ovinocaprinocultura na Bahia, que, além de distribuir animais, fornece informações sobre as criações e os cuidados que elas requerem. 

A Bahia possui 4,5 milhões de caprinos, o que a consolida como líder no mercado nacional e 2,5 milhões de ovinos, número que garante o segundo lugar no pódio dessa criação. A maioria do rebanho, 93%, está localizada em municípios do interior e na região batizada de semiárido baiano.
  

Cerca de quatro milhões de baianos, concentrados em 765 mil famílias, são agricultores familiares, número que consolida o estado como o maior reduto dessa categoria. Dos 25 mil agricultores do país, 20 mil se enquadram na categoria familiar. O segmento agropecuário garante 24% do Produto Interno Bruto (PIB) do estado.

To Top
%d blogueiros gostam disto: