Economia

Parceria revitaliza a Expofeira 2009

A Exposição Agropecuária de Feira de Santana 2009 (Expofeira) começa a ganhar uma nova roupagem visando resgatar a tradição de um dos principais eventos agropecuários do gênero no país.

Termo de compromisso de parceria para revitalização do evento foi assinado pelo prefeito Tarcízio Pimenta e representantes de associações de criadores de animais de raça, na tarde desta quarta-feira (29), durante apresentação do projeto para a mostra agropecuária deste ano, que ocorre no período de 6 a 13 de setembro, no Parque de Exposição João Martins da Silva.

O prefeito Tarcízio Pimenta ressaltou a proposta de parceria para revitalizar a Expofeira: “A idéia é fazermos uma Parceria Público Privada (PPP) a partir da Expofeira 2009. O Governo Municipal não vai se ausentar, mas vai querer que as entidades de classe e expositores tragam seus prestígios para atrair novos expositores, atrair parceiros e investidores, para que esta volte a ser uma grande mostra agropecuária”.

A parceria foi firmada entre a Associação de Criadores de Cavalo Manga Larga Marchador, representada por Mateus Braga; Associação de Criadores de Gado Nelore, representada por Maurício Bahia Odebrecht; e Associação de Criadores de Guzerá para a Bahia e Sergipe, representada por Benício Cavalcante, representando também as demais entidades de criadores.

Fruto da iniciativa, um grupo de pecuaristas de El Salvador vai observar a Expofeira este ano. E a Associação de Criadores de Guzerá trará cerca de 150 animais da raça.

Mudanças

 

Mesmo com a nova formatação, a Expofeira não terá aumento nos custos. Algumas mudanças serão empreendidas visando uma melhor funcionalidade do Parque de Exposição João Martins da Silva. A apresentação de shows será mantida gratuitamente, mas relocada para uma área lateral ao parque, visando reduzir o estresse dos animais com o barulho à noite.

O secretário municipal de Agricultura, Recursos Hídricos e Desenvolvimento Rural, Ozeny Moraes, observa que a parceria com os representantes de entidades de criadores começou a ser alinhavada ainda durante o último ano do governo do ex-prefeito José Ronaldo de Carvalho. “Acredito que este 29 de julho será um marco do crescimento da pecuária, não só de Feira de Santana como de todo o estado da Bahia”, ressaltou.

O vice-presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia, Gil Marques Porto, observou que a parceria já vinha sendo vislumbrada como alternativa para as dificuldades enfrentadas para manutenção da Expofeira.

O projeto com a nova formatação da Expofeira foi mostrado à imprensa, pecuaristas e convidados por Moacir Mansul, da Cidade Propaganda. Ele revelou os pontos principais que serão contemplados já a partir desta nova edição da mostra agropecuária.

Maurício Odebrecht assegurou que a parceria não resultará em privatização do evento. O acesso ao parque, como também aos shows, continuará sendo gratuito.

To Top
%d blogueiros gostam disto: