Economia

Juazeiro – II Feira de caprinos e ovinos

A Prefeitura Municipal de Juazeiro através da Secretaria de Agricultura (SEADRUMA), e a Associação de Desenvolvimento Comunitário de Pinhões irão realizar de 31 de julho a 02 de agosto, no Jorrinho, a II Feira de Caprinos e Ovinos do distrito de Pinhões.

“A Feira tem como foco o desenvolvimento da cadeia produtiva, valorizando a cultura local de compra e venda de animais em feiras livres, adaptando e transportando essa iniciativa para um ambiente mais organizado. Também será promovida a integração e a troca de experiências entre pequenos e médios produtores locais”, informou Jairton Fraga, secretário de Agricultura de Juazeiro.

De acordo com José Wilson Chaves (Chaveco), um dos coordenadores do evento, a segunda Feira de Caprinos e Ovinos é uma iniciativa do governo municipal a partir de uma demanda da comunidade em criar um espaço para mostrar a potencialidade da caprinovinocultura na região. “O objetivo maior é promover o desenvolvimento da caprinovinocultura, e nada melhor do que criar um espaço simples e de fácil acesso, onde os pequenos produtores possam se sentir inseridos no contexto”, explicou.

O propósito do evento é divulgar os produtos da caprinovinocultura em todo o estado; estabelecer condições de integração e comercialização em ambiente simples e de fácil acesso; proporcionar a comercialização e divulgação dos produtos, incentivando a expansão do mercado local e a conquista de novos mercados; promover acesso ao crédito rural aos interessados, através do Banco do Nordeste; aumentar o nível de auto-estima e renda dos produtores e promover a capacitação dos produtores, através da realização de centros temáticos.

“A caprinovinocultura é secular no semiárido nordestino, mas ainda não foi dada a atenção devida que a atividade merece. A carne de caprinos e ovinos é considerada uma das melhores carnes para o consumo, pois possui menor índice de colesterol comparado com a carne de frango, além de facilitar a digestão e aumentar o teor de ferro. Paralelo a isso tem o leite, subproduto que além de proporcionar boa rentabilidade para os produtores, também tem grande importância na qualidade alimentar”, destacou Chaveco.

A realização da Feira trará como resultados a dinamização da cultura e da economia local, através da integração e do volume de negócios realizados.

Maior produtor de rebanhos

Segundo dados do IBGE de 2007, o município de Juazeiro é o maior município do Brasil em números de rebanhos de caprinos e o primeiro da Bahia em números de ovinos. “Com a reabertura do Matadouro Público, será permitida a exportação de carnes para outras regiões do Brasil, através do selo de certificação. Mas a grande questão é conseguir produzir de forma padrão uma carcaça exigida pelo mercado. É preciso ações dos poderes públicos para mudar essa realidade, dando suporte aos produtores da região e tornando-os mais competitivos”, informou Chaveco.

A comercialização de produtos e subprodutos da caprinovinocultura e a capacitação do público interessado no assunto farão da feira uma oportunidade de negócios e de transferência de tecnologias propiciando também, a divulgação das atividades culturais e econômicas local.

A IIª Feira de Caprinos conta com parcerias do Banco do Nordeste, Banco do Brasil, EBDA, CAR, Sebrae, UNEB, CODEVASF, ADAB, EMBRAPA, CERB, DNOCS e empreendedores.

Programação

01 de agosto/Sábado

09h – Abertura Oficial da Feira – Jorrinho/Pinhões

Oficinas Tecnológicas

09h30 – Manejo Alimentar – Produção e conservação de forragens.

Palestrante: Engenheiros Agrônomos José Hugo, Erinaldo Bezerra e Afonso Menezes – EBDA.
10h – Manejo Reprodutivo – Controle de amamentação como alternativa de incremento produtivo de caprinos e ovinos de corte.

Palestrante: Professor Pedro Humberto Felix de Sousa – UNEB

10h30 – Manejo Sanitário – Alternativas de controle da verminose em rebanhos caprinos e ovinos.
Palestrante: Daniel Maia, pesquisador da Embrapa Semiárido

14h – Oportunidades de Desenvolvimento Sustentável da Caprinocultura e Ovinocultura.
Palestrante: Coordenador Estadual de Projetos, Agrônomo Carlos Robério Araújo (Sebrae)
16h – Leilão de Caprinos e Ovinos.

22h – Forró do Bode – Clube Social de Pinhões (Valmirzinho e Banda).

02 de agosto/Domingo

10h – Entrega de troféus e premiações

12h – Encerramento.

01 e 02 de agosto

– Avaliação dos lotes de caprinos e ovinos, levando em consideração: genética, sanidade e manejo alimentar.

– Exposição de animais

To Top
%d blogueiros gostam disto: