Cultura

Uefs – Olivieri fala sobre Eurico Alves

Colóquio Internacional Eurico Alves Boaventura – História, Poesia, Sertão, evento promovido pela Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) homenageia os cem anos de nascimento do poeta baiano.

Com relatos de Maria Eugênia Boaventura sobre a vida e a obra do pai, foi aberto, na noite de ontem (29), o Colóquio Internacional Eurico Alves Boaventura – História, Poesia, Sertão, evento promovido pela Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) que homenageia os cem anos de nascimento do poeta baiano. O público lotou o Teatro e o Museu Regional de Arte do Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca), local de exposição de objetos pessoais de Eurico Alves.

Maria Eugênia, professora da Unicamp, fez retrospecto sobre a obra de Eurico Alves, ressaltando que, em vida, o poeta não publicou em livro. Após a morte do pai, contou, familiares decidiram pelo compromisso de dar publicidade à parte da obra encontrada no acervo pessoal de Eurico. A produção foi publica nos livros “Fidalgos e Vaqueiros”, ‘Poemas” e “Paisagem Urbana e o Homem”.

As atividades do Colóquio prosseguem até esta sexta-feira no campus da Uefs. Hoje, foi realizada a conferência “De paisagens e afetos na poesia de Eurico Alves Boaventura”, pela professora Rita Olivieri-Godet.  Ela é professora titular da Universidade de Rennes 2, França, e diretora do Departamento de Português. De origem brasileira, foi professora de Teoria da Literatura na Universidade Estadual de Feira de Santana. Ainda nesse dia, serão realizadas mesas redondas sobre “Narrativas da Cidade”, “Religiosidade e Etnicidade”, “Imagens e Visibilidade do Sertão”.

Para amanhã, está prevista conferência da professora Jerusa Pires Ferreira e mesas redondas sobre os temas “Estratégias de Fixação da Memória” e “Imagens em movimento: roteiros e diálogos do sertão”. A conferência de encerramento será com o escritor Antonio Torres, que falará sobre “Eurico em Alagoinhas: uma temporada de luz e sombra”.

Ascom/Uefs.

To Top
%d blogueiros gostam disto: