Saúde

Feira discute a Assistência Social

Nesta segunda (3) e na terça-feira (4), os usuários dos programas sociais de Feira de Santana terão a oportunidade de discutir sobre a política de assistência social. O debate faz parte da programação da 7ª Conferência Municipal de Assistência Social, promovida pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, em parceria com o Conselho Municipal de Assistência Social.

O evento tem como tema “Participação e Controle Social no Sistema Único de Assistência Social – SUAS” e antecede as conferências estadual e nacional. O município de Feira de Santana é referência no Estado por ter realizado as sete conferências determinadas pelo Governo Federal, que devem acontecer a cada dois anos.

Para Ângela Maria Pérsico, presidente do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS/FSA), é fundamental os usuários dos programas sociais participarem. “É através dos relatos deles que passamos a conhecer suas necessidades, anseios e avanços dos programas sociais. Isso nos permite traçar propostas que resultem em melhorias”, ressalta.

A presidente do CMAS/FSA observa que em Feira de Santana foram realizadas pré-conferências para enfatizar a importância da presença dos usuários na 7ª Conferência Municipal de Assistência Social e acredita que a meta será atingida. “Todas as vagas para inscrição de participantes já foram preenchidas. Eles terão voz no evento e direito a certificado pela participação”, destaca.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Social, Maurício Carvalho, a conferência permite perceber a realidade e aperfeiçoá-la. “Com a realização do evento, podemos apontar um caminho para aperfeiçoar serviços ou, até mesmo, descobrir outros que sejam necessários, e ainda não foram criados pelo município”, afirma.

Maurício Carvalho diz que a realização da conferência se adéqua a uma nova realidade vivida pela Secretaria de Desenvolvimento Social. “A Secretaria está se ajustando dentro do Plano Nacional de Assistência Social – PNAS/SUAS A conferência vai fornecer mais subsídios para ajustes, inclusive para o novo Plano Plurianual (2010/2013)”.

O evento será realizado no Sest/Senat, e contará com palestras e oficinas, além de discussão em grupos de trabalho. A abertura será feita às 16h do dia 03 (segunda-feira) e a programação se estenderá até às 21 horas. No dia 04, a programação acontece das 8 às 18 horas.

To Top
%d blogueiros gostam disto: