Economia

Comerciantes do interior na Francal SP

Uma missão técnica do Sebrae levou 15 empresários do interior baiano à Feira Internacional de Calçados, em São Paulo (SP).

Os empresários Davi Santana, da Sapataria Santo Antonio, em Santo Antonio de Jesus, e Jorge Santos, da Sapataria São Jorge, em Valença, estão em sintonia com as tendências dos calçados para o período primavera-verão, o de maior índice de vendas do ano para o setor. Jorge e Davi foram dois comerciantes dos 15 participantes da missão técnica a 41ª Francal – Feira Internacional de Calçados, Acessórios de Moda, Máquinas e Componentes, realizada em julho, em São Paulo.

A comitiva de empresários baianos integra o Projeto de Comércio de Calçados e Acessórios do Recôncavo Sul. Executada pelo Sebrae, com apoio das Associações Comerciais e pelas CDLs de Santo Antonio de Jesus,Valença, Amargosa, Nazaré e Cruz das Almas, a ação promove a sustentabilidade e qualificação do segmento de varejo calçadista, estimulando a inovação, competitividade e geração de emprego e renda.

Na principal feira brasileira do setor, Davi, além de se informar sobre as novas tendências da moda, conseguiu realizar bons negócios. “Consegui descontos e prazos diferenciados nas compras. Também conheci novos fornecedores”, conta. O comerciante de Santo Antonio de Jesus comenta ainda que a Francal foi oportuna, porque estava com o estoque baixo e pôde realizar a reposição em condições favoráveis.

Jorge também destaca as condições especiais que obteve no contato direto com os fabricantes. “A vantagem de participar da Francal é a possibilidade de negociar pessoalmente um desconto maior e um prazo mais dilatado, sem falar em poder ficar a par das novidades da moda”, explica. Para ele, essas condições colaboram com a competitividade da empresa. “O mercado de calçados em Valença é muito disputado”.

Na avaliação de Ítalo Guanais, gestor pelo Sebrae do projeto Comércio de Calçados e Acessórios do Recôncavo Sul, no atual cenário de turbulências econômicas, a Francal assumiu caráter ainda mais significativo para o setor e passou a representar o momento para a retomada dos negócios dos fabricantes, afetados por perdas tanto no mercado interno quanto no externo.

Segundo ele, a participação dos empresários na maior feira de calçados da América Latina foi bastante proveitosa. “Eles fizeram contatos diretamente com fornecedores e já fecharam pedidos para a próxima estação Primavera/Verão”, disse. Uma das muitas novidades da Francal 2009 foi a realização do Fórum de Moda & Marketing, um seminário voltado exclusivamente a lojistas.

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