Educação

Juazeiro – Participantes aprovam Encontro de Comunicação Comunitária

Mais de 70 convidados participam neste sábado (08/08) do segundo dia do Primeiro Encontro de Formação em Comunicação Comunitária na Universidade do Estado da Bahia (UNEB).

Pela manhã os comunicadores populares debateram, em rodas de diálogos, temas como direito à infância, semi-árido, gênero e raça. A tarde, o público participou  de oficinas técnicas e temáticas sobre “A voz como Instrumento de Cidadania e produção de Textos radiofônicos”, facilitada por Neylon Barboza (SINTERP e Cipó), “Radiojornalismo Cidadão”, por João Aldemir Venceslau (TV Itapoan) e “Técnicas de Rádio”, com Bruno Gonçalves, Luciana Santos e Ivan Lins (GEC, FACED-UFBA;SINTERP).

A programação musical para a valorização da diversidade é um dos pontos discutidos. Para Paulo Soares, músico, docente da UNEB, “a música é uma forte aliada através de sua melodia e conteúdo para a promoção da convivência com a  diversidade cultural”, pontua.

A representante do UNICEF, Andréia Nery, destacou que “a realização do encontro é importante para sensibilizar e instruir os comunicadores populares a abordarem temas com responsabilidade, por exemplo, relativos à criança”.

Uma das oficinas esperadas pelos comunicadores comunitários é a de “Radiojornalismo Cidadão”, que para o facilitador e editor de textos da TV Itapoan, João Aldemir Venceslau, “é uma oportunidade de mostrar como se faz Radiojornalismo profissional, iremos facilitar para eles técnicas como notas secas, matérias, edição e toda a linguagem radiofônica”, esclareceu.

Participantes elogiam conteúdo

Para os personagens principais desse evento, os comunicadores populares como Joilson dos Santos, da Associação Quilombola de Tijuaçú, diz que: “o momento é importante, pois irei levar para a comunidade os conhecimentos para fortalecer a nossa luta na aquisição de uma Rádio Comunitária”.

Para Francisca Neide da Silva, da Associação Comunitária de Sobradinho, que desde  1996 solicitou um pedido  de concessão de uma Rádio comunitária ao Ministério das Comunicações, “os conhecimentos adquiridos nesse encontro contribuem para reforçar a luta da conquista de um meio de comunicação local”.

O Encontro é uma das etapas do projeto de Extensão “Comunicação Comunitária do Sertão do São Francisco” do Departamento de Ciências Humanas, Campus III da UNEB- Juazeiro.

Realizado em parceria com a Agência de Comunicação do Estado da Bahia (AGECOM), a Organização não-governamental Cipó, e o SINTERP-BA, Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Rádio TV e Publicidade da Bahia, além dos apoiadores, UNICEF, o Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia, IRDEB, SESC – BA, e SENAC-BA. 

Logo após as oficias, o participantes poderão relatar as experiências e conhecimentos adquiridos ao longo do Primeiro Encontro de Formação em Comunicação Comunitária, etapa Território do Sertão do São Francisco. O evento está previsto para terminar às 15:h desse sábado.

Laura Ferreira – Juazeiro

To Top
%d blogueiros gostam disto: