Educação

Litoral Norte discute Escola Técnica em Alagoinhas

Estudantes, educadores, vereadores e representantes dos 23 municípios que fazem parte do Litoral Norte/Agreste de Alagoinhas marcaram presença na audiência pública, nesta terça-feira (11), na Câmara de Vereadores, para mobilizar a sociedade em favor da implantação do Instituto Federal da Bahia – IFBA, campus de Alagoinhas.

O evento foi uma parceria entre a Secretaria de Educação e a Câmara de Vereadores do Município. Na oportunidade, os presentes ficaram sabendo detalhes de como funciona o IFBA, as cidades que estão em funcionamento no estado da Bahia, entre elas Barreiras, Camaçari, Eunápolis, Porto Seguro, Salvador, Santo Amaro, Simões Filho e Valença. Também foram informados sobre a importância da instalação de uma escola técnica na região, principalmente os estudantes que comemoram nesta terça-feira o seu dia.

O prefeito de Alagoinhas, Paulo Cezar, abriu o evento e deu boas-vindas a todos. Ele agradeceu o apoio dos vereadores, e disse que o encontro reivindica a qualificação do jovem e que a cidade de Alagoinhas está se preparando para acolher profissionais de excelente nível: “Estamos centrados em um pólo petrolífero, a nossa gestão está voltada para a atração de novas empresas, com novas tecnologias, por isso que precisamos de uma escola técnica”. 

Carlos Bruni, pró-reitor de extensão do IFBA, disse que foi publicada a Lei nº 11.892, sancionada pelo presidente Lula, em 29 de dezembro de 2008, que possibilitou a transformação dos antigos Cefets para Instituto Federal da Bahia – IFBA, que completa o centenário este ano. “O caminho é esse, com o nível de organização do município não tenho dúvidas da instalação de um campus para a região”, garantiu Carlos Bruni.

A prioridade foi o abaixo assinado solicitando a vinda da escola técnica e um relatório que será encaminhado ao Ministério da Educação (MEC). Ana Sueli, secretária de Educação, pediu o apoio da população no processo de recolhimento de assinaturas e que a secretaria está de portas abertas para este objetivo.

Entre os municípios da região que serão beneficiados com a escola, estão Aramari, Ouriçangas, Irará, Entre Rios, Rio Real e Esplanada. Estiveram presentes o secretário de Cultura e Esporte, Luiz Ornelas; os vereadores Jorge Gonçalves, Jorge Mendes, Lenaldo Simões e Luciano Sérgio; representantes de associações de bairro e estudantes. 

To Top
%d blogueiros gostam disto: