Esporte

Olimpíadas mobilizam 5 mil estudantes em Feira

Em Feira de Santana, cerca de cinco mil estudantes de 83 escolas públicas municipais e estaduais e da rede particular participam da maior competição esportiva já promovida no interior da Bahia, a IX Olimpíadas.

Estudantis de Feira de Santana. Aberto na manhã deste sábado (08), no Complexo Poliesportivo Oyama Pinto, o evento projeta talentos esportivos em 15 modalidades esportivas, até o dia 13 de setembro. Após uma homenagem a Michael Jackson pelo grupo Ganga Zumba e a execução do Hino Nacional, com um sax, pelo estudante James Vasconcelos, a Tocha Olímpica entrou no ginásio conduzida pelo estudante Fabrício Souza Moreira, campeão baiano de atletismo juvenil, que também acendeu a Pira Olímpica. O juramento foi feito pelo atleta Carlos Brito de Oliveira, campeão da IX Olimpíada na modalidade atletismo.

Ao som do Hino Nacional, o prefeito Tarcízio Pimenta hasteou a bandeira nacional, enquanto a gestora da Coelba em Feira de Santana, Conceição Aranha, hasteou a bandeira de Feira de Santana, e o representante da Superintendência de Desportos do Estado da Bahia, Nei Santos, hasteou a bandeira do Estado.

Ao abrir oficialmente as Olimpíadas, o prefeito Tarcízio Pimenta ressaltou os esforços do Governo Municipal para promover o evento. E observou a importância dos parceiros G Barbosa, o Governo do Estado, através do FazCultura e da Sudesb, e também da Coelba. “As Olimpíadas sempre representam não só a disputa, ganhar o troféu. É também o congraçamento de vocês. A competição pode existir à procura da vitória, mas o competidor deve ser respeitado”, afirmou, ao anunciar um show com banda de destaque no encerramento do evento.

O secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Alcione Cedraz, agradeceu à Coelba, o FazAtleta (programa do Governo do Estado), através da Sudesb e ao G. Barbosa, pelo apoio ao evento. “A prática do esporte como meio de educação, livre do preconceito e voltado para a transformação do cidadão”, Representando professores e alunos, o professor Antônio Jorge Novaes, representando professores e alunos, agradeceu à Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, pela realização do evento.

Conceição Aranha, gestora da Coelba (grupo Neoenergia) em Feira de Santana, destacou a satisfação da parceria. “A Coelba está mais uma vez honrada em patrocinar este evento. Aos atletas da Princesa do Sertão, os nossos parabéns”, afirmou.

Paraninfa das Olimpíadas, a professora Ana Maria da Gama ressaltou a importância do evento para o município. “É um marco na história de Feira de Santana. A construção de um sujeito atleta aluno, fazendo entender que o esporte não serve apenas para formação de futuros campeões. Trata do ser humano, da relação consigo mesmo, com o mundo. O esporte deixou de ser uma competição para se tornar um espetáculo de vida, saúde e prazer.

Após a solenidade, o início oficial das competições. O primeiro jogo foi de futsal, no Complexo Poliesportivo Oyama Pinto.

To Top
%d blogueiros gostam disto: