Economia

UPB participa de reunião da AMAVALE

O presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), Roberto Maia, participou no último sábado (08), da reunião promovida pela Associação dos Municípios da Serra Geral e Bacia do São Francisco (AMAVALE), na Câmara de Vereadores do município de Livramento de Nossa Senhora.

Os municípios associados à entidade estiveram presentes para discutirem o tema principal da reunião, que foi “Desenvolvimento Regional”. O presidente da UPB falou sobre as principais conquistas da Marcha a Brasília, destacando, ainda, as ações da UPB e serviços disponibilizados a todos os associados, bem como importância das associações regionais para o desenvolvimento dos Municípios.

A AMAVALE anunciou novas medidas e ações que serão aplicadas na região. Durante a reunião foi apresentada também o sub-tema sobre consórcios públicos como mais um método para o desenvolvimento regional.

Foram destacados os principais benefícios com a adesão dos consórcios, que são: maior poder de diálogo dos Municípios junto aos governos Estadual e Federal; o tratamento preferencial na celebração de Convênios com o Estado e a União; barateamento dos custos e redução das despesas dos municípios; possibilita a melhoria da qualidade de serviços públicos, dentre outros.

UPB apóia constituição de Consórcios Públicos

No dia 02 de setembro, a UPB estará promovendo um seminário sobre Consórcios Públicos Intermunicipais, esclarecendo a importância da implantação dos consórcios e as principais áreas que podem ser atendidas (saúde, saneamento, educação, compras conjuntas, meio ambiente, desenvolvimento regional, cultura, turismo, lazer, e outras). O evento acontecerá no auditório da UPB, em Salvador.

Para dar o suporte necessário as prefeituras que aderirem a constituição de consórcios, a UPB estará disponibilizando a Assessoria Jurídica da entidade. De acordo com coordenador jurídico, James Gautério, o primeiro passo para a constituição de consórcio é identificar os objetivos de interesse comum, seguido de estudos técnicos de viabilidade e benefícios para os municípios.

Na ocasião, o prefeito de Guanambi, Nilo Coelho, sugeriu a instalação de um consórcio intermunicipal na área de infra-estrutura, que será estudada pelos municípios da região.

Ascom UPB

To Top
%d blogueiros gostam disto: