Cultura

Terras indígenas foi tema de discussão

Na Câmara dos Deputados, em Brasília, questão da delimitação das terras Tupinambás de Olivença foi tema de audiência pública na Comissão de Agriculutura.

Hoje, 12 de agosto, representantes dos municípios de Ilhéus, Una, Buerarema e São José da Vitória, localizados no sul da Bahia, participaram de uma audiência pública na Câmara dos Deputados sobre a desapropriação da área indígena de Olivença, distrito de Ilhéus. O debate aconteceu na Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara, presidida pelo deputado baiano Fábio Souto.

A reunião visava discutir o Relatório de Delimitação da Terra Indígena Tupinambá de Olivença, localizada nos municípios de Ilhéus, Buerarema, Una e São José da Vitória e o seu impacto socioeconômico na região. Além dos fatores econômicos, outro fator contribuíra para a iniciação de um debate: o iminente risco de conflito armado na região. A razão para o conflito seria a intenção da Funai em desapropriar terras ocupadas por cerca de 20 mil pessoas, muitos deles agricultores que vivem na região.

Muito foi falado e discutido sobre a ocupação história das terras Tupinambás. O vereador Alcides Kruschewsky contestou algumas posições da Funai (Fundação Nacional do Índio), principalmente do seu atual presidente, Márcio Augusto. Dentre outros fatores, foi mencionada a situação futura de pessoas trabalhadoras que teriam suas terras tomadas em razão da delimitação, inclusive sendo este um dos pontos apresentados num documentário.

A discussão contou com as presenças do prefeito de Ilhéus, Nilton Lima; do prefeito Buerarema, Mardes Monteiro; do prefeito de Una, Djair Brischner; do prefeito de São José da Vitória, Jeová Nunes de Souza; do vereador de Ilhéus Alcides Kruschewsky; do presidente da Funai, Márcio Augusto de Freitas Meira; de Maria Valdelice Amaral de Jesus, cacique Tupinambá Olivença; do presidente da Comissão de Pequenos Agricultores, Luiz Henrique Uaquim da Silva; além de outros.

A deputada Alice Portugal e os deputados Raymundo Veloso e Geraldo Simões também marcaram presença na audiência. Vários índios também compareceram.

To Top
%d blogueiros gostam disto: