História

O filme que motivou Olney a fazer cinema

Fotos de "Ana", filme de 1955, com locações em Feira de Santana. Trata sobre "Ana", episódio brasileiro do filme alemão "Rosa dos Ventos" (Die Windrose), filmado em Feira de Santana por Alex Viany, em 1955, preto & branco, tem duração de 25 minutos.

A realização deste filme é que motivou o jovem Olney São Paulo a fazer definitivamente cinema, inclusive no texto trecho de carta de Olney para Alex Viany.

Os outros episódios do longa-metragem internacional são dirigidos por Yannick Bellon, Serguei Gerassimov, Gillo Pontecorvo, Wu Kuo Yin. O projeto foi coordenado por Joris Ivens, para as companhias produtoras Defa (Alemanha Oriental) e Companhia Cinematográfica Maristela (Brasil).

“Ana” tem argumento de Jorge Amado, roteiro de Trigueirinho Neto e Alberto Cavalcanti; fotografia de Chick Fowle; montagem de José Cañizares. Além de Feira de Santana, locações em Monte Santo, Cocorobó e Canudos; narração de Helene Weigel.

O filme tematiza a migração de retirantes nordestinos e a exploração a que eles estão sujeitos. No elenco: Aurélio Teixeira, Miguel Torres, Vanja Orico, Marlene França (descoberta na feira livre), Aracy Cardoso, Valdo César e grupo de quarenta retirantes sitiados em Feira de Santana.

Anotações: graças ao trabalho de pesquisa e garimpagem do professor Carlos Brito, foram conseguidas fotos do filme, feitas nas locações em Feira de Santana.

Com informes do Blog do Dimas

To Top
%d blogueiros gostam disto: