História

O filme que motivou Olney a fazer cinema

A realização deste filme é que motivou o jovem Olney São Paulo a fazer definitivamente cinema, inclusive no texto trecho de carta de Olney para Alex Viany.

Os outros episódios do longa-metragem internacional são dirigidos por Yannick Bellon, Serguei Gerassimov, Gillo Pontecorvo, Wu Kuo Yin. O projeto foi coordenado por Joris Ivens, para as companhias produtoras Defa (Alemanha Oriental) e Companhia Cinematográfica Maristela (Brasil).

“Ana” tem argumento de Jorge Amado, roteiro de Trigueirinho Neto e Alberto Cavalcanti; fotografia de Chick Fowle; montagem de José Cañizares. Além de Feira de Santana, locações em Monte Santo, Cocorobó e Canudos; narração de Helene Weigel.

O filme tematiza a migração de retirantes nordestinos e a exploração a que eles estão sujeitos. No elenco: Aurélio Teixeira, Miguel Torres, Vanja Orico, Marlene França (descoberta na feira livre), Aracy Cardoso, Valdo César e grupo de quarenta retirantes sitiados em Feira de Santana.

Anotações: graças ao trabalho de pesquisa e garimpagem do professor Carlos Brito, foram conseguidas fotos do filme, feitas nas locações em Feira de Santana.

Com informes do Blog do Dimas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo