Política

Souto comenta pesquisa Vox Populi

O presidente estadual do Democratas e pré-candidato ao governo do Estado em 2010, ex-governador Paulo Souto, disse nesta sexta-feira (14) que encara com muita tranqüilidade o resultado da pesquisa Vox Populi, que o coloca na liderança na preferência do eleitorado com 37%, à frente do governador Jaques Wagner (PT), que tem 36%.

Para ele, os números apenas comprovam o que tem sido observado em todo Estado: a verdadeira desilusão da população baiana com o governo atual. “Para alguém que não está na mídia e sequer lançou oficialmente a sua candidatura, o resultado é muito positivo. Mas pesquisa nesse momento serve mais para avaliar as tendências e determinar os rumos”, afirmou Souto, destacando ainda que os números são muito próximos dos apresentados pelo levantamento encomendado pelo Democratas ao Ipespe, em maio. 

O Jornal da Band desta quinta-feira (13) confirmou os números da mais recente pesquisa sobre o quadro eleitoral da Bahia, que coloca o ex-governador Paulo Souto como líder das intenções de votos para o governo do Estado, com 37%. Os números da pesquisa feita pelo Instituto Vox Populi foram apresentados pelos jornalistas Ricardo Boechat e Joelmir Beting, que destacaram a liderança de Souto frente ao atual governador.

O levantamento do Instituto Vox Populi ouviu 700 eleitores em toda a Bahia entre os dias 30 de julho e 3 de agosto e tem uma margem de erro de 3,5% para mais ou para menos. Além de Souto, que está em primeiro, o instituto mediu as intenções de votos de Wagner (PT), que vem em segundo com 36%, e do ministro Geddel Viera Lima (PMDB) que está na terceira colocação com apenas 13%, bem distante dos demais. Hilton Coelho (PSol) tem 1%.

Comparando a pesquisa da Vox Populi com o último levantamento sobre o quadro eleitoral baiano feito por encomenda de um grupo de comunicação nacional – a pesquisa Datafolha de março deste ano -, percebe-se que Paulo Souto foi o único pré-candidato que teve avanço, quase dobrando suas intenções de votos, que eram de 19% (DataFolha de março) para 37% (Vox Populi de agosto). Wagner permaneceu estacionado em 36% e Geddel oscilou na margem de erro.

Visita a Feira de Santana

A visita do ex-governador Paulo Souto à cidade de Feira de Santana nesta sexta-feira (14) é mais uma demonstração de que ele vai mesmo disputar a próxima eleição como o candidato da oposição ao governo do Estado. Esta semana o Instituo Vox Populi divulgou uma pesquisa que confere a Souto a liderança na disputa, conquistando 37% das intenções de voto.

Superando o atual governador Jaques Wagner (PT), que tem 36% dos votos, e o ministro Geddel Vieira Lima, com 13%, o resultado vem sendo considerado por entendidos como excepcional para Paulo Souto, considerando que ele não ocupa nenhum cargo público, e não tem tido uma exposição de mídia como os seus pretensos adversários. “Soube dos números e, desse jeito, ele vai ganhar no primeiro turno”, avaliou o prefeito de Capim Grosso, Itamar Rios.

Na visita que fez a Feira de Santana nesta sexta-feira, Souto foi recebido pelo prefeito Tarcizio Pimenta e pelo ex-prefeito José Ronaldo, além de várias lideranças da região. Além de participar das inaugurações ao lado do prefeito feirense, o pré-candidato da oposição aproveita para fazer contatos políticos com lideranças regionais.  

To Top
%d blogueiros gostam disto: