História

Projeto pode transformar Porto Seguro em Capital Simbólica do País

A Comissão de Educação e Cultura da Câmara aprovou o parecer do deputado professor Ruy Pauletti, favorável ao projeto de Lei da deputada Lídice da Mata (PSB), que dispõe sobre a transferência simbólica da capital do País para Porto Seguro, todos os anos, no dia 22 de abril. A proposição da deputada agora segue para a Comissão de Constituição e Justiça.

De acordo com o parecer do relator, a transferência simbólica da Capital da República Federativa do Brasil para o município de Porto Seguro se insere no esforço de valorização da nossa história e resgate da memória nacional como instrumento de afirmação da cidadania e de valorização da identidade cultural brasileira.

Segundo ainda o relator “Se a Carta de Pero Vaz de Caminha representa a certidão de nascimento do Brasil, como querem alguns historiadores, Porto Seguro seria o berço de nossa civilização. Uma civilização mestiça, marcada por forte miscigenação racial de índios, brancos e negros, moldada em mais de quinhentos anos de História”

Para a deputada Lídice da Mata, a transferência da capital do país para Porto Seguro é importante para resgatar a história nacional, notadamente a de nossos primeiros habitantes nativos indígenas, oferecendo destaque à diversidade étnica e cultural que formou e forma a Nação Brasileira.

To Top
%d blogueiros gostam disto: