Cultura

Cuca finaliza preparativos para a 10ª Caminhada do Folclore em Feira

Resgatar e preservar a tradição popular, valorizando a cultura como forma de expressão maior de um povo. Este é o objetivo central da Caminhada do Folclore, que será realizada no dia 30 deste mês nas ruas de Feira de Santana.

O evento, que já está na décima edição, é uma promoção da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), por meio do Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca), e marca também o encerramento das comemorações da Semana do Folclore.

                 

Inserida no Guia de Bens Culturais do Brasil, a Caminhada do Folclore, este ano, conta com a participação de 52 grupos de Feira de Santana e 32 de outras cidades da região, a exemplo de Ipirá, Água Fria, Pedrão, Irará, São Gonçalo, Alagoinhas, Serra Preta, Santo Amaro, Ouriçangas, Cachoeira, Tanquinho, entre outras.

Até o momento, cerca de 3 mil participantes confirmaram participação. Para Selma Oliveira, diretora do Cuca, “estes dez anos de Caminhada sintetizam o percurso de um evento que expressa de forma significativa as raízes da cultura popular”. Para marcar o décimo aniversário da Caminhada, o Cuca presta uma homenagem a Feira de Santana, com a participação de um grupo de encourados, uma das tradições da região.  

Avenida será palco das artes

A 10ª Caminhada do Folclore vai mostrar na avenida repentistas, aboiadores, grupos de baianas, capoeira regional e de angola, bumba-meu-boi, vaqueiros encourados, burrinha, maculelê, sambas, nego fugido, caretas, reisado, grupos musicais e bandinhas típicas, entre outras manifestações da cultura de raiz.

A concentração dos grupos será no Centro de Cultura Amélio Amorim, no bairro Capuchinhos, a partir das 7 horas, enquanto a organização do cortejo acontecerá na rua Frei Aureliano. O desfile está programado para as 9 horas, saindo da avenida Getúlio Vargas, com encerramento na Praça de Alimentação. A caminhada conta com a parceria da TV Subaé, Prefeitura Municipal e Serviço Social do Comércio (Sesc).  

Com informes Cuca/Uefs

To Top
%d blogueiros gostam disto: