Blog

Salvador – II Conferência Livre de Comunicação da Bahia na Ucsal

A atividade é desenvolvida pela Comissão Estadual Pró Conferência, integrada por mais de trinta entidades da capital e do interior. Também estão confirmadas Conferências Livres territoriais em Juazeiro (UNEB), Feira de Santana (UEFS), e de Juventude (Lauro de Freitas). E, em processo de confirmação, mais duas, em Ilhéus e Vitória da Conquista.

A Bahia é referência nacional em mobilização pelo direito à comunicação. Em 2008, ocorreu a I Conferência Estadual de Comunicação oriunda da reivindicação dos movimentos sociais e atendida pelo Governo Estadual. O espaço contou com mais de dois mil participantes e foi fundamental para pressionar o Governo Federal a anunciar a Confecom. Um ano depois, os movimentos locais cobram do governo a continuidade do processo com o atendimento das resoluções aprovadas.

Em âmbito federal a comunicação é um dos setores mais conservadores. A Conferência foi a última a ser anunciada neste governo e os grandes empresários atuam com firmeza para deslegitimar o processo ou impedir que as proposições busquem reverter a concentração nos meios de comunicação no Brasil. 

A mobilização social de norte a sul pelas Comissões Pró Conferência tem se constituído como novo marco na luta política da comunicação brasileira ao aglutinar sindicatos, Ongs, pequenos produtores regionais e independentes, entidades do movimento negro, mulheres e GLBTT, coletivos, comunicadores comunitários, educomunicadores e centenas de organizações na luta pela democratização do setor. 

Formação das mesas

 

A mesa de abertura da II Conferência Livre debaterá os Caminhos e Desafios da Confecom marcada para os dias 1, 2 e 3 de dezembro e contará com as presenças da deputada federal Luiza Erundina (PSB-SP), representante da Câmara Federal na Comissão Organizadora da Conferência e reconhecida por intermediar as demandas dos movimentos sociais no campo da comunicação; professor Murilo Ramos, coordenador do Laboratório de Políticas Públicas de  Comunicação da Universidade Brasília (UNB); Roseli Goffman, coordenadora do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC) e do Conselho Federal de Psicologia; além de Póla Ribeiro, diretor do Instituto de Radiodifusão da Bahia (IRDEB) e  da Associação Brasileira de Emissoras Públicas, Educativas e Culturais (Abepec).

Às 11 horas inicia a segunda mesa sobre a conjuntura estadual, com as participações de: Robinson Almeida, secretário da Assessoria de Comunicação do Governo Estadual, órgão responsável em tocar I Conferência Estadual de Comunicação; Arlene Cristina Freire, comunicadora comunitária de Valente e coordenadora da Associação Brasileira de Comunicação Comunitária (Abraço); além de representante do Ministério Público Estadual, que tem avançado no controle público sob os programas de TV que cometem constante violação dos direitos humanos na Bahia.

Durante a tarde os participantes irão se organizar em grupos de trabalho baseados nos quatro eixos da Conferência Estadual: Políticas Públicas, Cidadania e Novas Tecnologias, Desenvolvimento Regional e Educação. Após a apresentação de facilitadores os integrantes irão dos grupos irão analisar e avançar nas resoluções estaduais, além de sugerir adaptações para a Confecom.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo