História

Dia da Independência foi celebrado no interior baiano

Ontem, 7 de setembro, feriado nacional, vários municípios baianos organizaram e celebraram o dia da Independência do Brasil. Comemorações cívicas com participação de estudantes, militares, entidades e pessoas da sociedade em geral, de crianças a idosos.

Em Feira de Santana, o desfile aconteceu na Avenida Presidente Dutra, com apresentação da Associação dos Ex-Combatentes, do 35º Batalhão de Infantaria, que trouxe para a avenida a tropa que representou o Brasil na missão de paz no Haiti. O 1º Batalhão de Polícia Militar também participou e trouxe para a avenida uma pirâmide com oficiais do Pelotão Motorizado Asa Branca.

Em Teixeira de Freitas, sul do estado, aconteceu um desfile cívico-militar na Avenida Marechal Castelo Branco. O evento contou a participação dos alunos das escolas da rede municipal e estadual de ensino e do Colégio Adventista, particular. Policiais do 13º Batalhão de Polícia Militar de Teixeira de Freitas, da Companhia Independente de Policiamento Especial/Mata Atlântica e os alunos do Colégio da Polícia Militar Anísio Teixeira (CPM) foram as maiores atrações do desfile.

Em Alagoinhas, as ruas do centro da cidade ficaram lotadas para acompanhar a cerimônia, que teve como ponto alto o desfile militar. Inicialmente com a banda do Tiro de Guerra (Exército), depois com a Associação de Reservista de Alagoinhas (ARA), seguida da Polícia Militar, Colégio da Polícia Militar (CPM) e do Corpo de Bombeiros e Desbravadores. O  desfile foi encerrado com a banda e desfile de componentes da Segunda Igreja Batista, da Associação de Capoeira Nildo Morgado, da Fanfarra Tradicional, do Clube de Motociclistas e grupo de cavaleiros.

Valente, Conceição do Coité, na região do sisal, também realizaram atividades em comemoração a Independência brasileira. Em alguns lugares, o Grito dos Excluídos acabou acontecendo de forma paralela ou até mais intensa que as próprias manifestações cívicas referentes a Independência.

Em Eunápolis, o tema do desfile foi “Fraternidade e Segurança Pública” e ganhou a Avenida Porto Seguro. Participaram do evento alunos das escolas municipais e estaduais, Desbravadores Adventistas, Guarda Mirim, Ordem DeMolay, Banda Marcial de Eunápolis, Secretaria de Educação e Saúde, grupos locais de arte, cultura e folclore.

Além dessas, várias outras cidades também marcaram o dia de ontem com programações voltadas para o 7 de setembro, mostrando a importância que é dada a tal comemoração no interior do estado da Bahia.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo