Blog

Especial – Sertão celebra o centenário de morte do escritor Euclides da Cunha

A programação começou desde o dia 11. O evento reune historiadores, professores e artistas para promover uma série de aulas abertas para o público em que, de forma simples, direta e acessível, serão abordadas as principais dimensões (artística, histórica e filosófica) que envolvem a obra Os sertões.

A proposta é aproximar ainda mais a comunidade euclidense do extraordinário Universo revelado por Euclides da Cunha nesta obra, considerada a “Bíblia da Nacionalidade”.

A comunidade euclidense será convidada a participar de um grande workshop onde serão realizadas leituras dramáticas do texto Canudos – A Guerra do Sem Fim, usando como plataforma o treinamento e qualificação de duzentos professores que atuarão junto aos alunos dos níveis fundamental e médio da rede oficial de ensino.

O evento também pretende abordar, através de uma palestra-show em praça pública, a trajetória humana e literária de Euclides da Cunha, revelando as principais características temáticas e estilísticas da prosa “euclidiana” presentes, não apenas na obra Os sertões, mas também nas diversas publicações do autor.

Durante quatro dias será exibida em praça pública uma seleção de filmes que inclui: adaptações para cinema da obra Os sertões, documentários sobre Euclides da Cunha, sobre a Guerra de Canudos, e uma série de conteúdos audiovisuais que pretende apresentar para o público o rico universo de imagens e idéias presentes na obra literária de Euclides da Cunha.

Reunindo cerca de oitenta artistas da região e quarenta de Salvador (atores, músicos, dançarinos, cantores e artistas plásticos), o espetáculo Sertões Veredas vai apresentar, através de uma performance itinerante pelas ruas da cidade, um painel artístico de imagens, cenas e criações de artistas contemporâneos, buscando revelar as relações entre o universo sertanejo apresentado nas obras Os sertões de Euclides da Cunha e Grande sertão: veredas de Guimarães Rosa.

As comemorações culminarão com a inauguração da estátua do escritor Euclides da Cunha.

PROGRAMAÇÃO

 

De 11 a 17 de setembro de 2009

08:00h – Leituras Dramáticas Oficina promovida pela Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer Horário: Local: Campus XXII/Uneb. Tema: “Canudos – Guerra do Sem Fim” Público-alvo: Professores da Rede Municipal de Ensino.

De 14 a 17 de setembro de 2009

20:00h – Cinema na Praça: O imaginário euclidiano (documentários sobre a Guerra de Canudos).

Dia 18 de setembro de 2009

09:40h – Seminário: o universo d’Os sertões – Abertura: Magnífico Reitor da Uneb Lourisvaldo Valentim;

10:00h – Mesa redonda Coordenador: Prof. Luiz Paulo Neiva (Uneb) Participantes: Profª. Léa Costa Santana Dias (Uneb), Prof. Dr. José Carlos B. Santana (Uefs), Prof. Dr. Raimundo Nonato (Uneb) e Oleone Coelho Fontes;

14:00h – Mesa redonda Coordenador: Profª Léa Costa Santana Dias (Uneb). Participantes: Débora Cunha Costa e Viviane Pereira Gama – Machado de Assis e Euclides da Cunha: discursos divergentes sobre Antônio Conselheiro; Leandro de Jesus Silva – Fé e maldição no sertão de Os sertões; José Rone Costa e Edílson da Silva Dias – Literatura de cordel: a guerra de Canudos contada, cantada e ressignificada por sua gente; Larissa Andrade Moreira e Miriam Gonçalves da Silva – O homem sertanejo em Os sertões, de Euclides da Cunha e na literatura de cordel; Cynthia Carlla de A. Andrade e Uelber José de Almeida Aquino – Canudos: a terra prometida; Keila Dias dos Santos e Vanusa Pimentel de Jesus – O olhar de Euclides da Cunha para as mulheres de Canudos.

16:00h – Mesa redonda – “Euclydes por Euclides” Coordenador: Prof. Manoel Neto (CEEC/Uneb) Participantes: Profª. Maria de Lourdes Soares Ornellas (DEDC/Uneb), Profª Drª. Adalgisa Aras, Dr. Dionísio Nóbrega, Dr. Eldon Canário, Antenor Júnior, Fabíola Santana. Local: Auditório do Educandário Oliveira Brito Público-alvo: Professores e alunos da Rede Municipal de Ensino.

19:30h – Palestra-Show com Gereba, “Euclydes, Engenho e Arte”, na Praça Duque de Caxias.

Dia 19 de setembro de 2009 – Aniversário da Cidade

10:00h – Inauguração do Centro de Abastecimento, com o governador Jaques Wagner.

10:30h – Apresentação da Orquestra Sinfônica Juvenil da Bahia (Neojibá) Leituras Dramáticas

14:30h – Apresentação de Bandas e Fanfarras

18:00h – Inauguração da Estátua do escritor Euclides da Cunha

21:00h – Espetáculo “Sertões Veredas” Apresentação de artistas de Salvador e da região (atores, dançarinos, músicos, cantores e artistas plásticos) Coordenação: Cineasta e Professor Paulo Dourado (Ufba) Público-alvo: Docentes e Discentes da Rede Municipal de Ensino e comunidade.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo