Política

César é favorito para o Senado, segundo nova pesquisa da Farani

O senador César Borges (PR) é o maior favorito para ocupar uma das duas vagas para o Senado que estarão em disputa no próximo ano, segundo confirma a mais nova pesquisa do Instituto Farani, realizada em 11 municípios.

Seus dois únicos adversários, segundo as pesquisas, são o ex-governador Paulo Souto e o ministro Geddel Vieira Lima, mas que vão disputar o governo do estado. Os dados da sondagem estão publicados na edição de setembro da Revista Bahia e Números, uma publicação da Farani Consultoria e Pesquisa.

Para Carlos Farani, diretor-executivo do Instituto de Pesquisa Farani, a situação de César Borges é confortável para a disputa das duas vagas para o Senado. “O que se pode perceber em todos os municípios do interior da Bahia em que a Farani Consultoria realizou pesquisa é que o senador está muito bem avaliado”, afirmou. Segundo Farani, “uma pesquisa mostra as tendências em um determinado momento, e, neste momento, posso dizer que o senador é o nome forte do Senado para as eleições de 2010”.

O consultor também acredita que a boa avaliação de César Borges, que consegue índice acima de 20% da intenção de voto na maioria dos municípios que pesquisou, reflete a aprovação de sua atuação no atual mandato. César Borges chega a atingir 30% de intenção de votos na briga pela primeira vaga. “Quando se avalia um nome conhecido, como o do senador César Borges, trabalha-se com um universo de eleitores que já têm uma opinião formada. Ou aprovam ou desaprovam”, explicou Carlos Farani.

Além de César Borges, Souto e Geddel, o instituto testou os nomes de Lídice da Mata, João Henrique, Otto Alencar, José Ronaldo e Walter Pinheiro. Entre os maiores municípios pesquisados está Barreiras, onde César Borges tem 22,3%, seguido de Geddel com 20%, Paulo Souto com 19,3%, João Henrique com 13,8%, Walter Pinheiro com 5%, José Ronaldo e Lídice da Mata com 4,3% e Otto Alencar com apenas 1%. Em Irecê, Paulo Souto tem 24,3%, César Borges 20,8% e Geddel 19,3%, enquanto Walter Pinheiro tem apenas 9,8%.

Em Itapicuru, César Borges lidera com 29,4%, seguido de Souto com 22,9%. Além deles, João Henrique tem 10%, Walter Pinheiro 8,4%, Geddel 6,8%, Lídice da Mata 4,2%, Otto Alencar 1,6% e José Ronaldo 0,3%. Já em Santo Antonio de Jesus, Paulo Souto tem com 26,8%, seguido de César Borges com 20,8% e Geddel com 13,8%. Abaixo deles vem Walter Pinheiro tem 9,8%, João Henrique 8,8%. A Farani faz sondagens na Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Maranhão, Pará, Amapá, Minas Gerais e São Paulo.

To Top
%d blogueiros gostam disto: