História

Minas de ouro de Jacobina vira tema de livro

A obra é resultado de uma investigação, na perspectiva da análise do discurso e da história oral, realizada para a dissertação de conclusão do doutorado da autora em Cultura e Memória, pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Pernambuco (Ufpe), com orientação do docente Antônio Montenegro.

Publicado pela editora universitária da Ufpe, a obra é dividida em quatro capítulos e discute, analisa e narra  o trabalho, a vida e a morte de muitos trabalhadores de uma multinacional instalada em Jacobina na década de 80, que se dedicaram a extrair o ouro dos túneis subterrâneos das mineradoras.

Sara Farias enfatiza que a obra faz uma denúncia política e social sobre as precárias condições de trabalho que levaram à morte dezenas de trabalhadores acometidos por uma inflamação nos pulmões, conhecida como silicose, doença ocupacional, letal e sem cura, adquirida nas minas.

“Procurei fazer uma interface entre as temáticas do trabalho, da saúde pública, do direito trabalhista e da memória de homens e mulheres castigados por essa doença na região. A UNEB tem o papel social de denunciar as condições precárias de vida e trabalho da população local da qual faz parte e, assim, firmar seu compromisso com a cidadania”, explica Sara.

Tal referência se encontra no terceiro capítulo da obra, intitulada Tecendo as tramas da vida, que foi escrito com informações baseadas em depoimentos da população local e na experiência da própria professora, que realizou diversas andanças na região, onde desenvolve, desde 2002, ações de pesquisa e extensão.

Posteriormente, a obra será apresentada também no DCH do Campus IV, em Jacobina. O livro vai estar à venda ao preço de R$30 e estará disponível nas principais livrarias universitárias do país.

Em 2002, foi estabelecida uma parceria entra a UNEB e a Universidade Federal de Pernambuco, através de um convênio com o Programa Nacional de Qualificação Institucional, que possibilitou o desenvolvimento da tese da autora baiana.

Em 2008, Sara já havia organizado e lançado, junto com o professor do mesmo campus Paulo Garcia, a coletânea Entre Texto: Narrativas, Experiências e Memórias, que reúne teses de mestrado e doutorado de autoria de professores da universidade das áreas de Educação, História e Letras.

Ascom/Uneb

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo